Dia da Consciência Negra: saiba onde é feriado no Brasil

Apesar de não ser feriado nacional, o dia 20 de novembro já garantiu uma folga em 6 estados brasileiros.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
7856745a13b7cef924ef0372502664c3

O Dia da Consciência Negra, que homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, é oficialmente reconhecido como feriado em seis estados brasileiros. São Paulo é a mais recente unidade federativa a aderir à data, por meio da Lei nº 17.746 deste ano. Além disso, o feriado é observado em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, e Rio de Janeiro, e em aproximadamente 1.260 municípios, conforme a Fundação Cultural Palmares.

Segundo a entidade, o Dia da Consciência Negra tem como propósito promover reflexões sobre a valorização e contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, destaca a importância do combate ao racismo e da visibilidade da cultura africana.

A data, oficializada como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, teve sua origem na década de 1970, idealizada pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).

Diversas cidades, incluindo as capitais Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC), adotaram o feriado de 20 de novembro por meio de leis municipais. Essas iniciativas locais buscam não apenas reconhecer a relevância histórica da data, mas também fomentar a reflexão sobre questões fundamentais como o combate ao racismo e a promoção da cultura africana.

 

*com informações de Agência Brasil

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Agência Brasil

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade