Espetáculo “REPUBLIKKK” estreia em Goiânia com entrada gratuita

Espetáculo aborda a complexidade da sociedade brasileira e reflete sobre temas contemporâneos, com direção de Hercules Morais

Cris Soares
Por Cris Soares
espetáculo goiania
Fotos: Ângela Macário

A Indelicada Cia Teatral apresenta o espetáculo “REPUBLIKKK” no Centro Cultural UFG, em Goiânia, de 20 a 23 de junho, com entrada franca. Dirigido por Hercules Morais, a peça aborda a reação humana à pandemia e a polarização política no Brasil. A narrativa explora as relações entre vida e morte e questiona o uso do tempo disponível.

O espetáculo mescla histórias verídicas com referências da religiosidade e ruralidade brasileiras, criando uma crítica social. A montagem, parte do projeto “Indelicada Cia Teatral – Montagem e Apresentação”, recebeu apoio do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.

Inspirado em obras de Darcy Ribeiro, a tragédia grega “Antígona”, tradições negras e indígenas, e artistas como Olivier Sagazan e Andrei Tarkovsky, “REPUBLIKKK” busca representar um Brasil diversificado. Segundo o diretor, a peça é “uma ode à vida pelo entendimento de seu viés”, e explora temas filosóficos, religiosos e sociais com uma linguagem visual intensa.

O coletivo de artistas desenvolveu o espetáculo em Catalão, interior de Goiás, desde 2023, para traduzir eventos contemporâneos e refletir sobre a diversidade cultural brasileira. Hercules Morais, formado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), dirige a peça, que desafia convenções teatrais e enfatiza a experiência estética.

A dramaturgia é de Hercules Morais e Angela Ribeiro, vencedora do Prêmio Shell 2018. A trilha sonora é de Renato Navarro, especialista em música e instalações sonoras para artes performáticas. Clissia Morais, com experiência em cinema, teatro e TV, é responsável pela direção de arte.

Após a estreia em Goiânia, o espetáculo será apresentado em Catalão, no Auditório Paulo de Bastos Perillo, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em duas temporadas: de 4 a 7 de julho e de 18 a 21 de julho.

Serviço:

Estreia do espetáculo “REPUBLIKKK”

Goiânia, GO

Datas: 20 a 23 de junho (quinta a domingo)

Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

Horários: Quinta a sábado – 20h / Domingo – 18h

Roda de conversa: 22 de junho, após o espetáculo

Acessibilidade: 23 de junho, com interpretação em LIBRAS

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.