Goiânia incentiva o uso de carros elétricos
A ação faz parte do projeto "VEM GYN", que visa incentivar o uso de carros elétricos e a instalação de pontos de recarga na capital.
A prefeitura de Goiânia recebeu dois veículos elétricos que vão ficar por 30 dias com a gestão municipal Os carros foram enviados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão do Governo Federal ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A ação faz parte do projeto “VEM GYN”, que visa incentivar uso de carros elétricos e a instalação de pontos de recarga na capital. Nesta primeira etapa, a agência emprestará os veículos por 30 dias para que os servidores possam conhecer a estrutura e a mecânica.
Durante este período, serão instalados carregadores no Paço Municipal. A previsão é de que novos carros sejam cedidos e que a parceria seja estendida por pelo menos um ano. O projeto atualmente está em funcionamento nos governos do Distrito Federal e Paraná.
O presidente ABDI, Igor Calvet, destacou que a promoção de um mercado de carros elétricos em Goiânia traz impacto positivo para o meio ambiente e a saúde pública e promove economia para os cofres do município.
A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) ficará a cargo da execução dos testes. De acordo com a gestão municipal, a expectativa é que após a instalação dos carregadores, os servidores possam, de forma compartilhada, utilizar os veículos no deslocamento entre as unidades da prefeitura, o que vai gerar economia de combustível e de recursos para as contas públicas. A expectativa é que o programa fomente a adoção de veículos elétricos por parte dos moradores.
Veículos
O ano de 2022 fechou com números representativos para o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil: 49.245 unidades emplacadas, um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos.
Cabe lembrar que o market share dos eletrificados fechou o ano de 2021 em 1,8%, o que indica que o mercado avança, com mais investimentos e apostas, tanto por parte das montadoras como pelos consumidores da tecnologia.
Os destaques de 2022 foram os veículos elétricos plug-in (BEV e Phev), que ganharam mercado. Totalizaram, em conjunto, 18.806 emplacamentos no ano, que representam 0,9% do total de automóveis e comerciais leves realizados no país durante o período. As projeções da ABVE indicam que, em 2023, o percentual deve aumentar.
Os automóveis que serão disponibilizados para a prefeitura de Goiânia são do modelo Twizy, da marca Renault. Ele é totalmente elétrico, com duas vagas (motorista e carona). O carro possui autonomia para percorrer 100 quilômetros sem recarregar, a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.