Governo deve ampliar quarentena por mais 15 dias para conter pandemia em Goiás

O novo decreto será anunciado hoje

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
68bc54c4aaac692579ba8e6be9ac6db5

O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira, dia 2. De acordo com o governador, que deve oficializar a posição em novo decreto nesta sexta, mantendo fechados comércios e serviços considerados não essenciais como shoppings e indústrias por mais 15 dias, para conter o avanço do coronavírus no estado. O prazo do decreto anterior, que determinou o isolamento social em Goiás, termina neste sábado, dia 4.

“Estou avaliando estes 15 dias que estivemos em quarentena, mas com muita cautela para decretar os próximos 15 dias. Se a gente libera dia 4, e resolve depois, quando chegar dia 19 [abril] falar que estourou a curva [crescimento dos casos] e vamos fechar de novo, aí o que vai ocorrer é que os próximos 15 dias, tendo fechado dia 19, não vai adiantar nada porque vou pegar toda essa carga de 15 dias atrás que eu flexibilizei, aí acontece o colapso da rede hospitalar. É o pior dos mundos”, disse Caiado.

Caiado defende as medidas com base na orientação das autoridades de saúde, incluindo o Ministério da Saúde, que prevê um pico da pandemia do novo coronavírus a partir da próxima semana.

A posição do chefe do executivo contraria o apelo de líderes empresariais que querem a autorização para reabertura responsável de todos os segmentos da indústria e comércio no estado, com os devidos cuidados de isolamento dos grupos de risco e o reforço nas medidas de segurança e higiene de funcionários e clientes. O governador recebeu líderes de entidades classistas nesta quinta no Palácio.