Incêndios interrompem atividades no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cerca de 60 brigadistas do ICMBio, Ibama e Voluntários atuam no combate ao fogo

Julia Macedo
Por Julia Macedo
IMG 8993

Na tarde desta quarta-feira (25), novos focos de incêndio se espalharam pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo a Vila de São Jorge, localizada a pouco mais de 430km de Goiânia. Neste momento, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e Voluntários atuam no combate ao fogo.

A equipe da concessionária Parquetur, responsável pela administração de preservação e uso público do Parque, retirou todos os visitantes do local em segurança, incluindo os que estavam acampados na região das Sete Quedas.

Em nota, a ICMBio informou que no dia 26/09/2024, quinta-feira, todas as trilhas e atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estarão fechados à visitação. A equipe finalizou dizendo que novas informações, como a data de reabertura, serão divulgadas em breve.

O grupo de voluntariado da Chapada dos Veadeiros, Rede Contrafogo, informou por meio de suas redes sociais que o foco próximo à Cachoeira do Lajeado foi controlado, mas uma grande linha ainda se estende dentro do Parque, próximo ao Córrego Preguiça.

Incêndios queimam 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros

De acordo com a administração da unidade de preservação, estima-se que um incêndio ocorrido no dia 5 deste mês destruiu 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em uma área localizada entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos locais de preservação do Cerrado, conhecido como “berço das águas” e que, apesar disso, pode perder cerca de 34% do fluxo dos rios até 2050

Um monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que, somente este ano, foram detectados 48.966 focos de queimada no bioma, ainda no começo do mês de setembro de 2024, número que só perde para a Amazônia (79.175).

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.