O par perfeito: aprenda a combinar o vinho com cada tipo de prato
Para cada refeição existe um vinho que casa perfeitamente. Veja nossas dicas.
Você sabe qual é o vinho perfeito para cada tipo de prato? Saber harmonizar a bebida é muito importante para alcançar a aliança perfeita entre o vinho e a refeição. Com a evolução da vinicultura, existem disponíveis no mercado uma grande diversidade de vinhos que prometem ser o par perfeito para acompanhar massas, carnes ou queijos.
Não é preciso ser um sommelier para escolher entre o branco, o tinto ou rosé. Se você ainda é um iniciante na arte de escolher vinhos, vale pedir a ajuda dos atendentes de loja na hora de levar a bebida para casa. Marcelo Batista, sommelier da Trattoria Fasano, um dos restaurantes mais sofisticados de São Paulo, deu algumas dicas que explicam qual vinho combina melhor com cada prato. Confira:
1. Chocolate:
Para combinar os sabores ácidos e doces, você pode optar por um vinho licoroso tinto, como o Herdade de Mouchão, da região de Alentejo, Portugal. Perfeito para quem é amante de chocolates e de vinhos.
2. Carnes vermelhas e magras:
Os vinhos tintos são a melhor opção quando o prato é composto por carnes vermelhas e magras. Vinhos como o Pinot Noir (tinto) e o Shiraz, do Chile, formam uma dupla imbatível com cortes como o escalope de filet mignon.
3. Carnes com cortes gordos:
Se o prato for uma costela assada ou um bife grelhado, ou seja, cortes com mais gordura, então a opção ideal são os vinhos tintos argentinos, ou ainda o sofisticado Brunellos di Montalcino, da Itália.
4. Cordeiro ou pato
Para acompanhar as exóticas carnes de cordeiro e pato, você pode escolher os tintos da região de Évora, Borba ou Reguengos, todos da região de Alentejo, Portugal. Eles são ideais para dar a maciez que os pratos precisam.
5. Queijos duros
Queijos e vinhos são pares perfeitos. A afinidade entre os dois é tão grande que nem é de se estranhar que eles estejam sempre juntos. Para os queijos mais duros, como o Grana Padana e o Parmesão, você deve optar pelos tintos encorpados e macios com sabor frutado. Uma boa escolha é o Amarone dela Valpolicella, um tinto seco italiano.
6. Peixes leves
Os vinhos do tipo Rieslings secos e uma garrafa de vinho verde do norte de Portugal combinam com os peixes leves. Contudo, é preciso ficar atento ao seu modo de preparo: por exemplo, um linguado grelhado com azeite de ervas casa perfeitamente com vinhos brancos leves frescos.
7. Massas com molho de tomate
Massas acompanhadas por molho de tomates combinam tanto com vinho branco quanto com o vinho tinto, desde que esse último seja leve.
8. Peixes potentes
Se você escolheu como prato da vez o bacalhau, então as companhias ideais para esse peixe de sabor forte são os vinhos brancos encorpados.
Via Exame