Saiba como proceder em caso de passaporte perdido ou extraviado

Fique ligado em nossas dicas caso tenha o seu passaporte perdido ou extraviado por qualquer motivo.

rodrigosouza
Por rodrigosouza
passaporte perdido viagem
Foto: Reprodução/ visamundo

Perder o passaporte é um problema sério que pode acontecer quando menos esperamos, seja antes de uma viagem ou até mesmo durante ela. Mas não entre em pânico por causa disso. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que fazer e como conseguir um novo passaporte, tanto se estiver no Brasil quanto no exterior.

Perdi meu passaporte no exterior: o que devo fazer?

Se você está fora do Brasil e perdeu seu passaporte, a situação pode ser um pouco mais complicada, mas ainda tem solução. Primeiro, é sempre bom ter cópias do passaporte, o que pode facilitar bastante.

Se você estiver voltando logo para o Brasil, o melhor é esperar para solicitar um novo passaporte quando chegar. Mas se isso não for possível, você precisará ir até um consulado brasileiro e solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que permite o retorno sem custos adicionais.

Caso sua volta não seja imediata, você deve registrar o ocorrido na delegacia local e, em seguida, ir ao consulado brasileiro com o comprovante da perda para solicitar um novo passaporte com urgência. Lembre-se de que a taxa para isso será de R$ 334,42.

É importante distinguir o passaporte de urgência do passaporte de emergência. O primeiro é para situações onde o viajante já está fora do país, mesmo que seja a turismo. O segundo é reservado somente para casos de emergência específicos.

Se você estiver no meio de uma viagem pela Europa, por exemplo, e ainda tiver muitos países para visitar, pode ser necessário esperar até conseguir a ARB e voltar para o Brasil. Lembre-se de que seu voo de volta deve ser direto, sem escalas, e pode ser complicado se não houver um consulado brasileiro na cidade onde você está.

Perdi meu passaporte no Brasil: o que devo fazer?

Se você está no Brasil e percebeu que perdeu seu passaporte, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, você precisa ir até uma delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência, conhecido como B.O. Depois disso, agende um horário no posto da Polícia Federal mais próximo pelo site deles. Lembre-se de levar o B.O. e todos os documentos necessários.

É muito comum as pessoas não lembrarem o número do passaporte que foi perdido. Para evitar esse problema, é uma boa ideia ter o número do passaporte anotado em diferentes lugares ou, ainda melhor, digitalizá-lo. Isso vai facilitar o processo de emissão de um novo documento.

Ao solicitar um novo passaporte, é importante estar ciente de que não é uma renovação, mas sim a emissão de um novo documento, com um número diferente do anterior. E, infelizmente, existe uma taxa que deve ser paga por esse serviço. O valor é de R$ 257,25.

É importante saber que, mesmo que você já tenha uma viagem marcada, a Polícia Federal não emite passaportes de emergência para viagens de turismo. Então, se isso acontecer às vésperas da sua viagem, é melhor adiá-la, caso não dê tempo de fazer um novo passaporte. Fica a dica.

Perder o passaporte pode ser algo estressante, mas seguindo os passos corretos, você conseguirá resolver a situação. Mantenha a calma, registre o ocorrido na polícia, e busque ajuda no consulado brasileiro, se estiver no exterior. E lembre-se sempre de cuidar bem do seu passaporte para evitar problemas durante suas viagens.

Veja também:

Descubra o que fazer e seus direitos se sua mala for extraviada no aeroporto

Confira os feriados de 2025 e programe suas viagens com mais tranquilidade

Lençóis Maranhenses: uma das maravilhas do Nordeste brasileiro que todo goiano precisa conhecer

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.