Posição das estrelas na bandeira do Brasil revela história mística da década de 80
Conheça curiosidades de bandeiras escolhidas ao redor do mundo
As cores verde, amarelo, azul e branco são os emblemas nacionais da bandeira do Brasil, cada uma com significados particulares que ecoam a exuberante fauna e flora do país, assim como suas riquezas históricas, como o ouro que um dia brilhou intensamente debaixo de um céu azul e rios majestosos. Um país que sempre aspirou à paz.
Foi em 11 de maio de 1992 que a bandeira brasileira, tal como a conhecemos hoje, foi adotada. Em vez das 22 estrelas originais, foram desenhadas 27, para representar os novos estados da Federação, conforme estabelecido pela Lei nº 8.421 de 11 de maio de 1992, que determinou que cada novo estado seria representado por uma estrela na bandeira nacional.
Um fato curioso, divulgado pelo portal Flagmkaers, indica que a disposição das estrelas na bandeira brasileira surgiu a partir de um estudo astronômico. A história conta que as estrelas correspondem a nove constelações vistas acima do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.
A bandeira do Brasil é um símbolo de patriotismo e união entre os estados. Desde sua criação, seu propósito tem sido fortalecer o sentimento de unidade entre todos os brasileiros.
Assim como a bandeira do Brasil, símbolo de patriotismo e união entre os estados, muitos outros países contam com bandeiras que carregam imponentes insígnias e histórias um tanto quanto curiosas.
Conheça curiosidades das bandeiras de diversos países do mundo:
República Democrática do Congo
Com divisões diagonais conhecidas como curvas, a bandeira da República Democrática do Congo carrega a cor vermelha em memória ao sangue daqueles que lutaram pela independência do país.
Reino Unido
Oficializada no ano de 1801, a Union Jack, ou Bandeira da União, nasceu a partir da harmonia entre as coroas, e não da harmonia entre os países do Reino Unido. Inicialmente, ela foi composta pela junção das cruzes de Santo André, símbolo da Escócia, e de São Jorge, que representa a Inglaterra.
Uma teoria, ainda incerta, diz que o termo “Union Jack” surgiu da proclamação do Rei Charles II, responsável por defender a tese de que a Union Flag só deveria ser usada em embarcações da Marinha Real, como uma ‘jack’ – termo empregado, na época, para denominar pequenas flâmulas.
Austrália e Nova Zelândia
Bandeira da Austrália
Bandeira da Nova Zelândia
As bandeiras da Austrália e Nova Zelândia são extremamente parecidas, o que, em 1984, fez com que o primeiro-ministro da Austrália fosse recebido com uma bandeira da Nova Zelândia, durante visita ao Canadá.
Para diferenciar as duas bandeiras é preciso dar atenção aos pequenos detalhes: enquanto a bandeira neozelandesa conta com estrelas vermelhas de bordas brancas, a bandeira australiana com imponentes estrelas de sete pontas.
No ano de 2018, o primeiro-ministro interino da Nova Zelândia, Winston Peters, acusou a Austrália de copiar a bandeira da Nova Zelândia e sugeriu ao país vizinho mudar o desenho de seu símbolo. A argumentação dos neozelandeses é de que o desenho já era usado em seus barcos desde 1860. Porém, a contra-argumentação dos australianos é de que um desenho similar já havia sido adotado por eles no início do século XIX.
Belize
Oficializada em 1981, a bandeira de Belize conta com o uso de 12 cores, no total, tornando-se a bandeira com mais cores do mundo.
Romênia
Em 2013, uma vila romena reivindicou seu recorde mundial no Guinness Book por criar a maior bandeira do mundo. Com cerca de três vezes o tamanho de um campo de futebol, o símbolo contava com dimensões aproximadas de 349 x 227 metros.
Dominica
Localizado em território caribenho, a federação da Dominica é um dos poucos países que utiliza a cor roxa em sua bandeira. Difícil de ser encontrada e dotada de um valor exacerbado, a cor simboliza realeza e riqueza. A Nicarágua é o único país do mundo que a utiliza.
Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.