O top ranking (surpreendente) dos cursos que mais garantem emprego no Brasil

Conheça o ranking de cursos superiores com mais formados trabalhando em nosso país.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
ranking cursos superiores
Foto; Reprodução/ athonedu

Escolher um curso superior é uma decisão importante e que pode impactar diretamente o futuro profissional. Para muitos, a grande pergunta é: “Qual curso oferece mais chances de emprego?”. Se você está buscando entender melhor sobre quais graduações no Brasil têm mais formados empregados, continue a leitura. O Guia Curta Mais vai revelar os 10 cursos que mais têm sucesso em colocar seus formados no mercado de trabalho, segundo uma matéria publicada no portal CNN Brasil (Economia).

A pesquisa sobre os cursos e o mercado de trabalho

Recentemente, foi realizada uma pesquisa com 5.681 formados de várias instituições de ensino no Brasil credenciadas pelo MEC. O estudo apontou quais cursos de graduação têm a maior taxa de empregabilidade, ou seja, onde os formados estão conseguindo emprego na área em que estudaram. É interessante notar que 96,9% dos entrevistados concluíram seus estudos em universidades privadas. Isso indica que, para muitos, a formação nessas instituições tem levado a oportunidades reais no mercado de trabalho. Os cursos são:

Medicina

Quando se fala em empregabilidade, Medicina é o curso que lidera o ranking, com 92% dos formados trabalhando na área. Isso reflete a alta demanda por médicos no Brasil, tanto no setor público quanto no privado. A área de saúde sempre foi essencial, e a pandemia só reforçou a importância desses profissionais. Além disso, o curso de Medicina exige um alto nível de especialização, o que faz com que os formados sejam bastante valorizados no mercado de trabalho.

Farmácia

Outro dos cursos que também apresenta alta empregabilidade é Farmácia, com 80,4% dos formados empregados na área. Nos últimos anos, o papel do farmacêutico tem se ampliado, com novas responsabilidades e o aumento de farmácias e indústrias farmacêuticas. Esse campo oferece muitas oportunidades, tanto em farmácias quanto em laboratórios e no desenvolvimento de medicamentos.

Odontologia

Com 78,8% de empregabilidade, Odontologia é outro dos cursos de destaque. O cuidado com a saúde bucal é cada vez mais importante, e o número de formados que conseguem se estabelecer na profissão é bastante elevado. Muitos odontologistas optam por abrir seu próprio consultório, enquanto outros seguem carreira em clínicas e hospitais.

Gestão de TI

O mercado de tecnologia está em expansão, e isso se reflete no curso de Gestão de TI (Tecnologia da Informação), que apresenta 78,4% de formados empregados. Com a transformação digital das empresas e o avanço da tecnologia em diversos setores, a demanda por profissionais de TI continua alta, abrindo muitas portas para os recém-formados.

Ciência da Computação

Seguindo a linha da tecnologia, a Ciência da Computação tem 76,7% de empregabilidade. Esse é um dos cursos que prepara profissionais para criar e gerenciar softwares, sistemas e redes de computadores, habilidades muito requisitadas na era digital. Empresas de todos os tamanhos e áreas precisam desses especialistas para se manterem competitivas, o que explica a alta taxa de emprego entre os formados.

Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária também aparece bem no ranking, com 76,6% de formados trabalhando na área. O cuidado com os animais, sejam eles domésticos ou de grande porte, é uma área de atuação que vem crescendo no Brasil. Além de clínicas e hospitais veterinários, há uma grande demanda no setor agropecuário, que movimenta grande parte da economia do país.

Design

O curso de Design é outro que tem se destacado, com 75% de formados empregados. O mercado de trabalho para designers é bastante variado, indo desde agências de publicidade até empresas de tecnologia. Com o crescimento da importância da experiência do usuário (UX) e da identidade visual das marcas, os profissionais de design têm encontrado cada vez mais oportunidades no mercado.

Relações Públicas

Com 75% de empregabilidade, Relações Públicas é outro dos cursos que oferece boas chances de trabalho para os formados. Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas buscam profissionais capazes de gerenciar sua imagem e relacionamento com o público. A área de comunicação tem se mostrado essencial para o sucesso das marcas, o que favorece a empregabilidade dos RP’s.

Arquitetura e Publicidade

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, com 74,6% de empregabilidade, e Publicidade e Propaganda, com 73,5%, também se destacam. No caso de Arquitetura, o crescimento das construções e o planejamento urbano são áreas que sempre demandam profissionais especializados. Já na Publicidade, a necessidade de criar campanhas inovadoras e impactantes garante espaço no mercado para os formados.

Leia mais:

As 10 profissões com os salários iniciais mais altos do mercado

8 profissões que mais contratam pessoas acima dos 40 anos

5 profissões que permitem trabalhar em casa e pagam até R$ 6 mil (sem faculdade)

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.