Um passeio inusitado (e fantástico) por um dos lugares mais improváveis de Goiânia

Visitamos o Cemitério Santana e descobrimos 5 motivos pra você ir lá também

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Apesar de não ser exatamente o tipo de ponto turístico que as pessoas costumam ter interesse em visitar, cemitérios são espaços onde descansa muito da história de um local. É o caso do Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários, em Goiânia: nomeado em homenagem à Santa Ana, padroeira do Arraial de Santana, atual cidade de Goiás, o Cemitério Santana é um bem de relevância histórica para a capital, além de rico em belezas artísticas e arquitetônicas. Listamos 5 motivos pelos quais você precisa (re)visitar o Cemitério Santana:
 

1. Cemitério mais antigo de Goiânia

Cemitério

A construção do Cemitério Santana teve início em 1939, mas o primeiro sepultamento foi registrado em 9 de dezembro de 1940 – o primeiro residente do Cemitério foi Antônio Augusto de Carvalho.

2. Referência no estilo Art Déco

Cemitério

Como muitos outros prédios e construções históricas de Goiânia, o Cemitério Santana é uma referência em estilo art déco, utilizando o estilo em sua fachada, portões, monumentos e jazigos.

3. Patrimônio Histórico do Município

Cemitério

Por sua relevância cultural e histórica para a cidade de Goiânia, o Cemitério Santana foi tombado como Patrimônio Histórico do Município no ano de 2000.

Cemitério

4. Repouso de grandes nomes do estado

Cemitério

Túmulo de Pedro Ludovico Teixeira, no Cemitério Santana em Goiânia

O Cemitério Santana é a morada final de muitas personalidades importantes para a história de Goiânia e Goiás. Nele estão sepultados ícones como o como o fundador da cidade, Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Gercina Borges; Venerando de Freitas, o primeiro prefeito de Goiânia; o empresário Jaime Câmara; o senador Alfredo Nasser; o apresentador de programa de TV Coronel Hipopota; o poeta e escritor Leo Lynce, e muitos outros. Além deles, o Cemitério abriga também a sepultura de Padre Pelágio, que recebe visitas de devotos que lhe atribuem milagres.

 

5. Beleza dos monumentos e esculturas

Cemitério

Talvez o maior atrativo do Cemitério Santana para os visitantes seja a riqueza artística e arquitetônica que ele abriga: o cemitério comporta um rico acervo de monumentos e esculturas em mármore, granito e bronze, fazendo dele uma galeria de arte a céu aberto.

Cemitério

Cemitério

 

Visite!

Cemitério Santana

Endereço: Avenida Independência, Qd. P-89, Setor dos Funcionários

Horário de visitação: 7h às 18h

Entrada gratuita

Telefone: 3524-2485

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade