Vai acabar? Anatel bate o martelo e proíbe empresas de usarem números diferentes para telemarketing no Brasil

Ação é uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes. Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
como bloquear um numero

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) implementou uma nova medida com o objetivo de reduzir o volume de ligações de telemarketing que têm incomodado consumidores em todo o país. Agora, está proibido que empresas utilizem diferentes números para realizar chamadas, uma estratégia comum que dificultava o bloqueio por parte dos usuários.

Deisiane Géssica Pereira, coordenadora de cuidados clínicos na Santa Casa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, disse em entrevista para o g1, que é uma das pessoas afetadas pelas ligações incessantes, que atrapalham seu trabalho diário. “Muitas vezes fico preocupada pensando que pode ser alguém precisando de ajuda, mas é sempre telemarketing”, relata. Mesmo tentando bloquear os números, ela afirma que as empresas continuam ligando de novos contatos. “Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”, desabafa.

A nova regra da Anatel visa impedir que esse tipo de prática continue, trazendo alívio aos consumidores. Empresas que violarem a determinação podem ser multadas em até R$ 50 milhões.

Thiago Freitas, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG, destaca que a medida é um progresso, mas lembra que a colaboração do consumidor é crucial para que a iniciativa tenha impacto. “Precisamos divulgar essa informação e o consumidor deve registrar as ligações insistentes e fazer reclamações no consumidor.gov.br. Somente com a resistência do público podemos mudar algo”, afirmou Freitas também para o g1.

A Anatel também orienta que, ao atender números desconhecidos, os usuários fiquem em silêncio, evitando que sua voz seja utilizada em golpes de inteligência artificial. Outra recomendação é utilizar a plataforma “Não Me Perturbe“, que permite o bloqueio de ligações de marketing.

Reclamações podem ser feitas pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331.

A Conexis Brasil Digital, entidade que representa as maiores operadoras de telecomunicação do país, informou que seus associados estão comprometidos com o combate às fraudes e que estão avaliando as iniciativas da Anatel.

 

 

 

*com informações g1

 

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