Vozes de Goiás: Mulheres que encantam na música regional e nacional
Vamos conhecer algumas cantoras de destaque que são ‘’goianas do pé rachado’’


Goiás se tornou referência da música sertaneja no Brasil e berço de cantores e duplas sertanejas que hoje conquistam o mundo. Tendo sua capital reconhecida como a capital nacional do sertanejo, em Goiás, no coração do Brasil é onde se destacam as mulheres goianas, cujas vozes encantam e o talento impressiona, marcando a música brasileira.
Em Goiás, a música é resultado da diversidade cultural e artística da região, com estilos musicais diversos que envolvem não só o famoso sertanejo. À medida que exploramos as trajetórias das mulheres goianas na música, podemos observar que elas são verdadeiras narradoras de experiências, sentimentos e tradições. Vamos então conhecer algumas dessas lindas vozes goianas.
Marília Mendonça
Foto: Reprodução
Nascida em Cristianópolis, Goiás, nossa rainha da sofrência não poderia deixar de estar no topo da lista! Marília Dias Mendonça foi uma cantora, compositora e instrumentista goiana. Era reconhecida como líder do sertanejo por mulheres, e sua contribuição para o empoderamento feminino revolucionou o universo da música sertaneja entre 2010 e 2020.
Em novembro de 2021 a cantora veio a falecer vítima de uma queda de avião. Sua morte causou um grande impacto em rede nacional e internacional e vários artistas lamentaram a tragédia e prestaram suas homenagens como Maiara e Maraisa, Gal Costa, Gustavo Mioto, Anitta, Ivete Sangalo, Dulce María, Luísa Sonza, Roberta Miranda, entre vários outros. Após sua morte, Mendonça se tornou a artista mais ouvida nos streamings globais, com 28,6 milhões de streams, e emplacou 74 de suas músicas no TOP200 do Spotify no Brasil.
Wanessa Camargo
Foto: Reprodução Instagram
Nascida em Goiânia e filha do Zezé Di Camargo, Wanessa Godói Camargo é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora brasileira que atingiu o estrelato no início da década de 2000. A maior parte da carreira musical de Wanessa é fincada na música pop, além de passear também pelo sertanejo.
Lauana prado
Foto: Reprodução Instagram
Lauana nasceu em Goiânia e cresceu no município de Araguaína, no Tocantins. Na época, começou a se apresentar em bares e fez seus primeiros shows. Antes de se tornar uma intérprete conhecida, Lauana usou o nome artístico Mayara Prado e participou em programas de calouros, entre eles o The Voice Brasil, sendo semifinalista do time de Carlinhos Brown. Também atuou como compositora, tendo músicas gravadas por artistas sertanejos como Roberta Miranda, Edson & Hudson e Rionegro & Solimões.
Day Camargo
@day
Foto: Reprodução Instagram
Filha de Camarguinho (da dupla Cleiton & Camargo) e sobrinha de Zezé di Camargo e Luciano, Day Camargo vem trilhando seu caminho na música e já colhe bons frutos. Recentemente, a goiana de 27 anos entrou para a lista das dez compositoras mais bem remuneradas da década. Day faz parte de uma dupla sertaneja brasileira juntamente com Lara Menezes da Silva. O primeiro álbum da dupla contou com participação especial das duplas Maiara & Maraisa e Munhoz & Mariano.
Day Limns
Foto: Reprodução Instagram
Day Limns nasceu e cresceu em Goiânia, mas se mudou para São Paulo com o objetivo de realizar o sonho de seguir carreira na música. Em 2017, teve a oportunidade de participar da sexta edição do programa The Voice Brasil, onde chegou às finais pelo time do Lulu Santos, desde então, Day lançou vários hits. Day também é coautora de Não perco meu tempo, single da cantora Anitta, e Complicado, sucesso da parceria entre Vitão e Anitta.
Ana Caetano
Foto: Reprodução Instagram
Ana Clara Caetano é uma cantora, atriz, compositora e multi-instrumentista, integrante do duo musical Anavitória, com Vitória Falcão. Ana nasceu em Goiânia, porém foi criada em Tocantins, onde conheceu Vitória, com quem posteriormente formaria uma dupla. A cantora chegou a cursar medicina por dois anos no IMEPAC em Minas Gerais, mas acabou desistindo e mudou-se para São Paulo a fim de seguir carreira musical, oficializando o duo Anavitória criado em 2013.
Bia Torres
Foto: Reprodução Instagram
Cantora, compositora, atriz e bailarina, Ana Beatriz Ferreira Torres nasceu em Goiânia e ficou conhecida nacionalmente após participar da primeira edição do The Voice Kids Brasil, em 2016. Em seguida, ingressou no grupo musical BFF Girls, ao lado de Laura Schadeck e Giulia Nassa. Como atriz, estreou no cinema em 2020 no filme “O Melhor Verão das Nossas Vidas”
Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.
>Veja Também<
Conheça 10 goianos famosos fora da música sertaneja
Mulheres de Goiás: a goiana que disseminou a música clássica no mundo