Planetário de Brasília apresenta evento online sobre a origem do nosso quadradinho

Astrônomo vai falar sobre a Missão Cruls, a demarcação do território para a escolha da nova capital

developer
Por developer

Ele chefiou a comissão que em 1892 demarcou o quadrilátero de 14,4 mil quilômetros quadrados considerado adequado para a construção da nova capital do Brasil. Belga e astrônomo, Luís Cruls deu nome à missão e corpo à construção da cidade que quase 100 anos depois foi tombada como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

E é caracterizado como este personagem que o astrônomo e doutor em física Paulo Brito aparece nesta segunda-feira (22), às 19h, em uma live promovida pelo Planetário de Brasília para contar essas e outras histórias do nosso Quadradinho. Para quem não sabe como tudo aconteceu até chegar em 21 de abril de 1960, a atração Missão Cruls: Astronomia e História de Brasília é um prato cheio.

Durante a live, “Cruls” irá conversar com algumas pessoas, responderá perguntas e contará fatos sobre a Pedra Fundamental que foi colocada em Planaltina em 7 de setembro de 1922. Lá foi inicialmente pensada a construção do Plano Piloto. As características de Brasília do ponto de vista astronômico e científico também farão parte dessa exposição. E não se acanhe se você não sabe nada do tema.

8ac4bb3c35d55e96a0cdc4869fff9d89.jpg
Foto Reprodução Wikipedia

 

Foto capa: Reprodução Visite Brasília