Escola do DF aposta na Cãoterapia

Projeto auxilia no estresse e ansiedade dos alunos

developer
Por developer

(Foto: Ascom/SEEDF)

 

Várias escolas do país têm investido em medidas para deixar o ambiente escolar mais leve. No Distrito Federal não é diferente. Localizado no Gama, o Centro Educacional 8 aposta no projeto Cãoterapia. As cachorrinhas Lolla e Nina andam livremente pelo pátio e salas de aula e auxiliam no bem-estar das crianças. 

 

Não é de hoje que a terapia com animais é uma estratégia eficiente em várias situações. A técnica já é utilizada há muito tempo em pacientes com autismo, síndrome de Down e Alzheimer, além de casos de ansiedade e depressão.

 

Segundo Eufrázia de Souza Rosa, diretora da escola e idealizadora do projeto, as cadelas foram uma ótima alternativa para saúde mental dos alunos, principalmente após o período de pandemia. Ela explica que muitas crianças e adolescentes voltaram com crises graves de ansiedade.

 

00458b9bbc5307b1d13b59401616e3d8.jpg

 

Eufrázia também ressalta que as cadelas passam por adestramento semanalmente. “Considerando que uma ‘auluna’ no ambiente escolar altera a rotina, todos que exercem alguma função dentro do estabelecimento de ensino trabalham em prol de auxiliar e conviver com o animal, inclusive, estabelecendo uma relação afetiva, A comunidade, por conhecer o projeto, sempre que vem à escola convive e aceita de forma satisfatória”, disse a diretora em entrevista ao Correio Braziliense.

 

*Com informações do Correio Braziliense