Cidade goiana no entorno de Brasília se destaca pelo agronegócio

A região é conhecida pelo cultivo de soja e outras plantas

developer
Por developer

Localizada a 360 Km de Goiânia e 160 Km de Brasília, Vila Boa recebeu o status de vila em 1739 e se tornou a capital da capitania de Goiás, em 1749. O explorador paulista Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), conhecido como Anhanguera, foi quem descobriu o ouro às margens do rio Vermelho e fundou ali um arraial, inicialmente conhecido como Sant’Anna, ainda subordinado à capitania de São Paulo. Construiu uma capela em torno da qual foi se organizando o povoado e, para comandar a população e a extração do ouro, o bandeirante nomeou membros de sua própria família para os cargos públicos.

Conheça a história

Com o esgotamento do ouro, a antiga capital se voltou para a agricultura e a agropecuária, exportando carne para São Paulo e o Rio de Janeiro. Após o período, a economia goiana no século XVIII e XIX passou a se dedicar mais às atividades ligadas a pecuária e agricultura. No século XX, o estado desenvolveu a agricultura como principal atividade econômica, e durante as três primeiras décadas, Goiás continuou atrelado à política oligárquica da Primeira República.

Os pontos turísticos do município estão concentrados às margens dos rios Paraim e Paranã. Vila Boa é ponto certo de parada para quem se dirige ao nordeste goiano ou estados do Nordeste brasileiro.

Economia

A principal base econômica do município é a pecuária de corte, cria e recria. A agricultura é desenvolvida apenas para a subsistência e limita-se ao plantio de arroz, milho, feijão e mandioca.

As festividades se baseiam nas manifestações folclóricas e em louvor aos dias dedicados à Festa do Divino e às festas juninas. Na cidade comemora-se apenas o dia 29 de abril, data do aniversário de Vila Boa. 

Em todo o estado de Goiás, a principal contribuição para o saldo positivo no número de empregos criados também veio da “produção de lavouras temporárias” (6.108 vagas). O segmento engloba os cultivos de soja, cana-de-açúcar e outras plantas, como alho e tomate rasteiro. Atividades de “Apoio à agricultura e à pecuária” (2.411 vagas), “Pecuária” (1.485 vagas) e “Horticultura e floricultura” (742 vagas) deram ajudas importantes para o resultado.

 

Créditos da imagem de capa: Guia do Turismo Brasil

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.