Exposição retrata Brasília com 199 anos

Imagens feitas a partir de inteligência artificial mostram como a cidade poderia se transformar em termos arquitetônicos e urbanísticos daqui a 136 anos

developer
Por developer

Brasília, hoje com 63 anos, já nasceu com uma arquitetura à frente do seu tempo. A capital modernista do Brasil ganha, de 28 de agosto a 01 de setembro, na Galeria do Senado Federal, a exposição “Brasília, 199 anos”, que oferece uma experiência única ao imaginar como a cidade poderia se transformar em termos arquitetônicos e urbanísticos daqui a 136 anos. A entrada é gratuita. 

 

Idealizada por Paul Hodel e Ian Bemolator, talentosos artistas multimídia brasilienses, em colaboração com a jornalista Denise Jardim de Belo Horizonte, a mostra lança luz sobre a fusão entre criatividade humana e inteligência artificial. Através de uma parceria com sistemas avançados de IA, os organizadores conceberam imagens que retratam uma Brasília que só existe nos domínios da imaginação e da tecnologia.

 

Essas visões futuristas são o resultado de uma interação intrigante, onde os criadores consultaram a IA sobre como a cidade poderia parecer no ano de 2159. As respostas da máquina inspiraram uma série de imagens que vão além do convencional, desafiando os limites entre fotografia e desenho. O trabalho meticuloso dos profissionais entrou em ação para refinar e moldar essas visões, criando uma fusão única de criatividade humana e potência de computação.

 

A exposição permite que os visitantes explorem uma Brasília hipotética e altamente imaginativa, caracterizada por arranha-céus arrojados, praças exuberantes e estruturas arquitetônicas que desafiam a gravidade. Essas paisagens urbanas únicas retratam uma cidade que é uma síntese perfeita entre a visão visionária do arquiteto Oscar Niemeyer, que definiu o estilo da capital federal, e as infinitas possibilidades oferecidas pela IA.

 

“As imagens são uma celebração do casamento entre a rica herança arquitetônica da cidade e o potencial ilimitado da tecnologia. Elas provocam sentimentos variados, desde a admiração pela criatividade humana e máquina até a incerteza e o medo em relação ao impacto da IA no futuro da sociedade”, explica Paul Hodel. 

 

A exposição não apenas homenageia a majestosa arquitetura de Brasília, mas também levanta questões cruciais sobre o papel da IA na evolução das cidades e da sociedade como um todo. “À medida que a capital brasileira completa mais um ano de sua existência e projeta sua imagem no futuro, essa exposição intrigante nos convida a contemplar as maravilhas da imaginação e da colaboração entre humanos e máquinas”, destaca Denise Jardim.

 

Entre os locais em destaque, retratados nas imagens, a Catedral Rainha da Paz, Palácio do Alvorada, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca do Congresso Nacional e novos espaços públicos e monumentos criados hipoteticamente, como o Bosque dos Ipês (Guará), Conselho de Inteligência Brasileiro – CIB (Bosque dos Constituintes), Planetário Kepler-283c (Parque Tecnológico de Brasília), Museu Nacional da Ciência e Tecnologia – Monumento à Singularidade (Antiga Praça da Cidadania) e o Centro Veicular (Um posto para abastecimento de carros elétricos por ressonância). 

 

“Se você é um entusiasta da arquitetura, um curioso sobre o futuro ou simplesmente alguém que aprecia a beleza da criatividade, a exposição na Galeria do Senado Federal é uma oportunidade imperdível para mergulhar em um futuro que só existe nos limites da nossa imaginação, potencializado pela fusão da arte humana e da inteligência artificial”, comenta Ian Bemolator.

 

As visitas ao Congresso Nacional podem ser realizadas em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras), aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. A cada 30 minutos é iniciado um tour com no máximo 40 visitantes presentes. O agendamento pode ser feito por meio do site do Senado.  

 

Serviço 

Data: 28 de agosto a 01 de setembro

Horário: quinta a segunda, das 9h às 17h

Local: Galeria do Senado Federal – Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes – Brasília DF

Entrada gratuita

Agendamento da visitação ao Senado: https://www12.senado.leg.br/visite/agendamento-pt