7 de Setembro: confira a programação do desfile em Brasília

O evento deve contar com a presença de 30 mil pessoas

developer
Por developer

O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, data que celebra o  Dia da Independência do Brasil, espera a presença de cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Com o tema “Democracia, Soberania e União,” o evento está previsto para começar às 9h, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A programação conta com diversas atrações, incluindo o Hino Nacional e o tradicional desfile das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves, além das apresentações de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Haverá também a participação dos profissionais do Corpo de Bombeiros e de bandas de várias instituições. 

 

Neste ano, o 3º sargento Hebert Conceição, medalhista de ouro no boxe durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi convidado para conduzir o fogo simbólico da Pátria. Ele estará acompanhado por outros destacados esportistas e alunos de colégios militares de Brasília. 

 

Acesso 

A partir do dia 6 de setembro, a circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios será interrompida, iniciando na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à região serão submetidos a procedimentos de revista de segurança rigorosos.

 

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento nas vias de entrada. Medidas de proteção, como a instalação de grades e reforço policial, serão implementadas no Congresso Nacional, nos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Relações Exteriores e no Supremo Tribunal Federal (STF). As vias N1 e N2 permitirão a passagem apenas de veículos credenciados, enquanto a via S2 manterá o trânsito liberado.

Itens proibidos 

Não poderão entrar no evento fogos de artifício, armas, apontadores a laser, artefatos explosivos, entre outros. O uso de drones na Esplanada também é proibido, com medidas de segurança, policiamento e atendimento de emergência previstos.

 

*Com informações da Agência Brasil