Onda de calor: temperatura no DF deve ultrapassar os 36ºC

A tendência é que o clima quente e seco continue até a próxima semana

cmxtecnologia
Por cmxtecnologia

Uma onda de calor está impactando o país, projetando um aumento significativo na temperatura do Distrito Federal nos próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estima até 3°C acima da média para o período.

 

Na quarta-feira (8/11), foi estabelecido o novo recorde de novembro de 2023, com a Estação Meteorológica de Águas Emendadas marcando 34,2ºC.

 

Já o recorde de calor em 2023 ocorreu em 24 de setembro, alcançando uma temperatura máxima de 36,7°C. E a máxima histórica foi atingida em outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8°C. Nessa época, o Brasil enfrentava um alerta vermelho devido às condições de calor extremo e baixa umidade. 

 

Cuidados com a saúde 

A recomendação é que a população beba muito líquido e evite exposição ao sol entre as 10h até 16h. As atividades físicas devem ficar restritas às horas menos quentes. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice recomendado para os seres humanos é entre 60% e 80%. Com o tempo seco e a queda dos níveis de umidade, é aconselhável que a população siga as recomendações básicas para evitar a desidratação e possíveis doenças respiratórias.