Onda de calor: DF pode atingir marca histórica de 40°C

Além da capital federal, alta das temperaturas deve afetar Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Uma iminente onda de calor está prestes a elevar as temperaturas em, pelo menos, oito estados brasileiros, incluindo a capital federal. Segundo o Climatempo, partir da quinta-feira (14), os termômetros devem se aproximar dos 40°C, impactando várias regiões do país como Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

Esse fenômeno meteorológico, caracterizado pelo aumento de cinco graus acima da média por um período superior a cinco dias, está previsto para se estender de 14 a 20 de dezembro. Essa projeção ocorre próximo à chegada oficial do verão, programada para o dia 22 de dezembro.

Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país, com registros anteriores nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. O fenômeno intensifica as preocupações relacionadas ao impacto do aumento das temperaturas no clima e na saúde pública.

Cuidados com a saúde 

A recomendação é que a população beba muito líquido e evite exposição ao sol entre as 10h até 16h. As atividades físicas devem ficar restritas às horas menos quentes. Com a alta das temperaturas, é aconselhável, ainda, que a população siga as recomendações básicas para evitar a desidratação. 

*Com informações do G1