Crianças que crescem com pets desenvolvem menos alergias, segundo pesquisa

Estudo feito por japoneses foi publicado na revista científica PLOS One

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Da terra do sol nascente, chegam descobertas inovadoras sobre a prevenção de alergias alimentares. Pesquisadores japoneses, em um estudo publicado na revista científica PLOS One, revelam que crianças criadas cercadas por seus adoráveis animais de estimação, como cães e gatos, apresentam menor probabilidade de desenvolver alergias alimentares no decorrer da vida. Essa pesquisa, a mais recente em uma série de estudos sobre o tema, destaca sinais promissores para tratamentos e prevenção de reações alérgicas futuras.

O estudo, baseado no maior conjunto de dados já utilizado nesse tipo de pesquisa, envolveu informações de mais de 66 mil crianças, todas com até 3 anos de idade. Os resultados ressaltam a importância do contato com cães e gatos durante a primeira infância ou mesmo durante o desenvolvimento fetal, apontando para uma menor propensão ao surgimento de alergias alimentares.

Crianças expostas a cães e gatos dentro de casa mostraram uma significativa redução na propensão a desenvolver alergias, abrangendo desde ovos, leite e nozes em convívio com cães, até ovos, trigo e soja em convívio com gatos.

 

Curiosamente, as crianças que compartilhavam o lar com hamsters apresentaram um risco significativamente maior de desenvolver alergias a nozes.

Os pesquisadores sugerem que o contato com animais de estimação pode influenciar a composição de micróbios intestinais nas crianças, ou que substâncias emitidas pelos animais podem fortalecer a imunidade, apontando para novas possíveis abordagens na prevenção de alergias alimentares.