Veneza brasileira: conheça a cidade que tem atraído brasilienses para o verão

Destino é perfeito para aproveitar com toda a família nestas férias

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Recife ostenta com maestria o apelido de “Veneza Brasileira”. Sua paisagem é quase um labirinto de canais, córregos e rios, evocando frequentemente a Rainha do Adriático, a cidade italiana. As belezas naturais se entrelaçam com a vida urbana, um patrimônio histórico rico e praias deslumbrantes, tudo ao som animado do frevo e do maracatu.

Quem deseja explorar todas as maravilhas da capital pernambucana encontrará dicas essenciais para planejar a viagem. O Recife Antigo, assim como sua xará europeia, abriga um patrimônio histórico que remonta ao período colonial, além de uma cultura vibrante e cartões-postais deslumbrantes, aguardando os viajantes especialmente nos arredores da Praça do Marco Zero.

Entre igrejas centenárias, ateliês e galerias de arte, é possível passar um dia inteiro explorando os vestígios da época do Brasil colônia e da dominação holandesa na região. A Praça do Marco Zero é um epicentro desse patrimônio histórico.

Para os entusiastas de passeios culturais, os museus recifenses oferecem uma variedade de temas fascinantes, incluindo o Museu do Frevo, o Museu Cais do Sertão, a Embaixada dos Bonecos Gigantes e o Instituto Ricardo Brennand, entre outros.

Não se pode esquecer das praias urbanas animadas e deslumbrantes, como a da Boa Viagem e a do Pina, que oferecem atrações para todas as idades. Além disso, o litoral da vizinha e encantadora Olinda complementa a experiência.

Recife é conhecida como a Veneza Brasileira devido às suas semelhanças fluviais com a cidade italiana. O apelido foi atribuído pelo escritor francês Albert Camus em 1949, durante sua visita ao município nordestino, que também o chamou de “Florença dos Trópicos”.

Distância de Brasília 

A distância entre as duas cidades é de cerca de 2 mil km. De carro, a viagem tem duração de mais ou menos 22h. Já de avião, são 2h30.