Conheça as aves raras que chegaram no Zoológico de Brasília

Mutuns-de-alagoas, espécie ameaçada de extinção, ganham lar na capital federal

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Quatro aves da espécie mutum-de-alagoas, anteriormente considerada extinta na natureza, chegaram ao Distrito Federal, trazidas do Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR) para seu novo lar no Zoológico de Brasília. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma espécie é considerada extinta na natureza quando sua sobrevivência é conhecida apenas em cultivo, cativeiro, ou como uma população naturalizada fora da sua área de distribuição natural.

O diretor do Zoológico de Brasília ressaltou que o mutum-de-alagoas enfrentou ameaças devido à destruição de seu habitat natural e à caça excessiva.

A transferência das aves foi viabilizada pelo programa “Avião Solidário da LATAM”, que oferece transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. Segundo a empresa aérea, em 11 anos de existência, o programa já transportou mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas.

Para o Zoológico de Brasília, a chegada dos dois casais de mutum-de-alagoas representa um marco importante na missão de salvar espécies ameaçadas de extinção. Agora, as aves serão submetidas a cuidados especializados por parte dos conservacionistas do zoológico, com o objetivo de, eventualmente, contribuir para programas de reprodução.