Estudo do DF aponta que extrato de alecrim pode ser eficaz no combate à dengue

Mistura tem resultado superior à água sanitária, sendo que apenas quatro gotas são capazes de eliminar mais larvas do mosquito

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O alecrim, um dos temperos mais populares nas cozinhas brasileiras, revela uma nova utilidade. Uma pesquisa realizada no Distrito Federal revelou que seu extrato atua como larvicida, auxiliando no combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Clerrane Santana, autora da pesquisa do Centro Universitário de Brasília (Ceub), observou que apenas quatro gotas do extrato de alecrim demonstraram maior eficácia na mortalidade das larvas do mosquito em comparação com o tratamento convencional, que utiliza água sanitária.

A aplicação é descomplicada: a mistura, composta por folhas de alecrim e álcool de farmácia, é aplicada nos locais onde há foco de dengue, ou seja, onde há água parada. 

A receita é acessível e fácil de preparar. Confira: 

  1. Pegue 25 gramas de alecrim e coloque em um copo com 100 ml de álcool 96°, preferencialmente.
  2. Envolve tudo em papel alumínio para evitar a entrada de luz e deixe a mistura agir por uma semana.
  3. Coe a mistura para remover as folhas de alecrim e tampe o copo com papel filme.
  4. Faça alguns furinhos para permitir a evaporação do álcool, mas não se esqueça de cobrir novamente com papel alumínio para evitar a passagem de luz.
  5. Aguarde duas semanas e estará pronto.

Esta solução caseira tem uma longa durabilidade e pode ser armazenada por anos. Para preservá-la, embale com papel alumínio e mantenha em local com temperatura ambiente.

*Com informações do G1DF