Aeroporto de Brasília é eleito o melhor do país

Pela 14ª vez, o terminal da capital alcançou o título de melhor terminal de passageiros do Brasil, com base nas avaliações dos passageiros na Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek conquistou mais uma vez o título de melhor terminal de passageiros do Brasil, sendo premiado pela 14ª vez consecutiva. A distinção foi concedida durante a premiação realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, como parte da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário.

Em 2023, o aeroporto brasiliense se destacou como o quarto mais pontual do mundo, registrando 108.758 voos pontuais, o equivalente a 86,62% de todas as operações de pouso e decolagem realizadas no ano, conforme relatado pelos passageiros. Essa excelência refletiu diretamente na mais recente conquista do terminal.

A qualidade dos serviços oferecidos pelo Aeroporto de Brasília é um dos pilares da política de estímulo ao turismo na capital federal, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Diversas estratégias foram adotadas para posicionar o DF como um dos destinos mais procurados pelos passageiros, incluindo a criação da Rota do Vinho, parcerias para implementação do stopover e a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), de 12% para 7%.

O aumento do fluxo de turistas que desembarcam na cidade não seria possível sem a infraestrutura de alto padrão oferecida pelo Aeroporto de Brasília, um dos maiores terminais aéreos do país. É lá que se inicia uma experiência memorável ao visitar a capital federal.

 

Ponto de conexão 

O Aeroporto de Brasília é um dos principais hubs nacionais, desempenhando um papel crucial como ponto de conexão para transferência de passageiros para seus destinos finais. Em 2023, o terminal recebeu um total de 14.860.880 passageiros, consolidando sua posição como o terceiro mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

Quanto aos passageiros internacionais, Brasília recebeu 3.794.260 turistas estrangeiros no mesmo ano, sendo mais de 40% provenientes da América do Norte e 28% da Europa. A partir do Aeroporto de Brasília, é possível voar para todas as 26 capitais brasileiras, além de 12 outras cidades no país. Para quem busca destinos internacionais, estão disponíveis voos diretos para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Buenos Aires, Lima e, a partir de junho, para Santiago.

Fonte: Agência Brasília