GDF amplia faixa etária da vacinação contra dengue; confira

Faixa etária para vacinação contra a dengue foi ampliada para incluir adolescentes entre 12 e 14 anos

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O governo do Distrito Federal anunciou hoje, terça-feira (5), a ampliação na faixa etária para a vacinação contra a dengue na capital. Adolescentes com idades entre 12 e 14 anos poderão receber a imunização, conforme declarado pela Secretaria de Saúde.

Anteriormente, somente crianças de 10 e 11 anos estavam autorizadas a se vacinarem. Contudo, devido à baixa adesão, a faixa etária foi estendida para incluir um grupo mais amplo de adolescentes. Desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, 81 pontos de vacinação têm administrado doses da vacina.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, até o momento, 25.310 crianças foram vacinadas contra a dengue até segunda-feira (4), sendo que a maioria das doses, 24.199 no total, foi administrada na rede pública de saúde.

Além disso, a Secretaria de Saúde forneceu orientações para aqueles que vão vacinar contra a dengue no Distrito Federal:

– Pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de vacinação com os documentos de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação;

– Caso uma criança seja diagnosticada com dengue, ela deve aguardar seis meses antes de iniciar o esquema vacinal;

– Aqueles que já receberam a primeira dose devem retornar aos locais de vacinação 90 dias após para receber a segunda dose;

– Se houver contaminação por dengue após a primeira dose, a data para a segunda dose deve ser mantida, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose;

– É importante ressaltar que a vacinação não é recomendada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, além de gestantes e mulheres em fase de amamentação.

 

Fonte: G1DF