Brasília possui a maior bandeira do mundo

Descubra a história por trás do monumento que fica no coração da capital federal

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

No coração da Praça dos Três Poderes, ergue-se um mastro imponente de 105 metros de altura, que ostenta a maior bandeira do mundo, reconhecida pelo Guinness Book. Com impressionantes 286 metros quadrados, a Bandeira Nacional do Brasil tem 20 metros de comprimento, 14 metros de altura e pesa 90 quilos.

Como parte integrante dos símbolos nacionais, que englobam expressões gráficas e musicais de relevância histórica, a bandeira do Brasil é um ícone que representa a identidade do país.

Historicamente, sua concepção remonta à Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, marcando a transição do Brasil de uma monarquia para uma república. Os filósofos Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, em colaboração com o artista Décio Vilares, foram os responsáveis pelo projeto.

Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional carrega um significado simbólico: o verde representa as matas, o amarelo simboliza as riquezas nacionais, o branco personifica a paz, e o círculo azul retrata o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul às 8h30 do dia da Proclamação da República.

As estrelas distribuídas no círculo azul simbolizam os estados brasileiros, sendo a última alteração realizada em maio de 1992 para incluir novas estrelas representando quatro estados. O lema “Ordem e Progresso” enraíza-se na filosofia positivista de Augusto Comte, cuja máxima proclama: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.