Conheça o hotel luxuoso construído dentro de um trem desativado

Apesar de não viajar, este trem se transformou em uma atração luxuosa no Parque Nacional Kruger, um renomado destino de safári na África.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A África do Sul se destaca com algumas das mais luxuosas e nostálgicas experiências de viagem de trem no mundo. No entanto, para verdadeiros entusiastas, um trem que não segue destino tornou-se a atração principal do país.

 

Kruger Shalati, propriedade do Motsamayi Tourism Group, converteu vagões de trem em 24 suítes modernas com varandas e piscina, proporcionando acomodações luxuosas com vista panorâmica para o Rio Sabie. Esta experiência única combina conforto com uma perspectiva íntima da vida selvagem, incluindo avistamentos dos “Big Fives” da África – leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos.

 

Jerry Mabena, CEO do Motsamayi Tourism Group, revela que a inspiração para esse empreendimento remonta aos primeiros dias do parque, quando trens a vapor cruzavam Kruger na década de 1920 pela Linha Ferroviária Selati.

 

Os trens, outrora vitais para os turistas que acessavam Kruger, estacionavam durante a noite na mesma ponte onde hoje ergue-se o hotel. Embora uma nova linha ferroviária tenha desativado a Linha Selati na década de 1970, a ideia de restaurar a ponte à sua antiga glória surgiu em 2016.

Ao abrir as cortinas, os hóspedes podem despertar com o amanhecer e testemunhar os primeiros sinais de vida selvagem pelas janelas do chão ao teto voltadas para o leste. O rio, ponto focal da fauna local, permite que os hóspedes relaxem nas varandas ou na piscina durante todo o dia.

 

Para envolver a comunidade local, funcionários, incluindo o guia sênior Thuli Mnisi, foram recrutados. Mnisi, com experiência desde 2014, ingressou na Kruger Shalati após trabalhar como guia para outras empresas.

 

Inaugurado em dezembro de 2020 após atrasos devido à Covid-19, o hotel recebe agora hóspedes para sua quarta temporada de verão. Quartos duplos a bordo do trem iniciam a partir de 9.950 Rand (R$ 2600) por pessoa, por noite para hóspedes internacionais, com descontos para estadias mais longas. As tarifas abrangem refeições, algumas bebidas, dois safaris e transporte para o aeroporto.

 

Além do Kruger Shalati, o Motsamayi Tourism Group é proprietário da Estação Kruger, ao sul da ponte, onde reside o último trem a operar no parque. Essa locomotiva a vapor Classe 24 da Ferrovia Sul-Africana, encalhada desde a década de 1970, agora desfruta de uma aposentadoria ao lado de um restaurante e bar, após servir diversas funções, incluindo um vagão funerário para um ex-primeiro-ministro.