Brasília tem a maior favela do Brasil

Nas últimas duas décadas, a população do Sol Nascente registrou um aumento de 1.299%

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Localizada no Distrito Federal, a aproximadamente 40km do centro da capital federal, encontra-se a comunidade do Sol Nascente. A região ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, e se tornou a maior favela do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contando com cerca de 36 mil unidades habitacionais.

Em 2000, o Sol Nascente foi reconhecido como um setor habitacional por meio do Decreto nº 330/2000. Contudo, esse reconhecimento foi posteriormente revogado devido a considerações de inconstitucionalidade. Apesar disso, a comunidade continuou a crescer significativamente até ser finalmente reconhecida como região administrativa em 2019.

Atualmente, a cidade abriga unidades de saúde, escolas públicas, Centro Olímpico e Paralímpico (COP), além de diversos projetos sociais e uma comunidade ativa e engajada.

O termo “favela” é uma denominação coloquial utilizada para descrever o que o IBGE classifica como “aglomerados subnormais”. Essas áreas são caracterizadas por ocupações irregulares em terrenos públicos ou privados, destinados à habitação em zonas urbanas, geralmente marcadas por um padrão urbanístico irregular, além da ausência de serviços de saneamento básico e uma infraestrutura urbana precária.

*Com informações do Correio Braziliense

 

Foto: O Globo