Brasília recebe festival de café com degustação e entrada gratuita

O Coffee Brasília desembarca no Casapark

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O Brasil, líder mundial na produção e segundo maior consumidor de café, se prepara para sediar a terceira edição do Coffee Brasília, um evento que promete uma imersão completa no universo do café. Realizado de 30 de maio a 2 de junho no Casapark, o Coffee Brasília oferece uma experiência única para explorar, saborear e celebrar essa bebida que é uma verdadeira paixão nacional. Com uma programação gratuita, o evento é voltado para amantes, produtores, vendedores e promotores do grão em todo o país.

Durante os quatro dias do evento, uma ampla variedade de atividades reunirá profissionais renomados de diversas áreas relacionadas ao café, para compartilhar suas experiências e conhecimentos com empreendedores e aficionados pela bebida. Talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições, como o TNT Latte Art e a terceira edição da Taça Barista 2024, estão entre os destaques do evento, promovendo uma verdadeira imersão sensorial para os entusiastas do café.

As atividades acontecerão em diversos espaços, incluindo a Cafeteria Modelo e o palco Talk Show Coffee, projetados para apresentar as melhores práticas do mercado. Na Coffee Brasília Fair, os visitantes terão a oportunidade de degustar e conhecer novos sabores de café, além de outros quitutes artesanais. A participação de Mariana Proença, renomada especialista em café e criadora de diversas iniciativas no setor, promete enriquecer ainda mais o evento, com sua vasta experiência e participação em entrevistas e competições.

O Coffee Brasília é uma oportunidade única para os participantes mergulharem no universo do café, através da presença de especialistas de diferentes áreas relacionadas à bebida. No ano passado, o evento contou com a participação de Garam Um, reconhecido como o melhor barista de café coado do país na Brazilian Brewers Cup Champion, e realizou um total de 25 aulas e talks abordando uma ampla gama de temas, desde a importância da rede feminina na cadeia do café até discussões sobre empreendedorismo e turismo relacionados ao café.

O Café no DF

O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grão de altíssima qualidade. O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.

A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da EMATER, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.

O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é realizada em um período sem chuvas, diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.

Serviço

3ª edição do Coffee Brasília
Quando
: de 30 de maio a 2 de Junho de 2024

Horários:

30/5: 12h às 20h

31/5: 10h às 22h

1/6: 10h às 22h

2/6: 12h às 20h

Onde: Casapark
Entrada: gratuita
Faixa indicativa: livre

@coffeebrasilia_