Conheça a quadra modelo de Brasília

Nathalia Vajas
Por Redação Curta Mais
Conheça a quadra modelo de Brasília

A superquadra 308 Sul é considerada a “quadra modelo” de Brasília, pois seguiu com precisão o projeto do urbanista Lúcio Costa, que estabeleceu como deveriam ser as quadras do Plano Piloto. Em Brasília, as quadras seguem uma padronização: os edifícios nas quadras das 400 possuem até três andares, enquanto nas quadras das 100, 200 e 300 os prédios têm até seis andares. Na 308 Sul, existe ainda um edifício de quatro andares, uma particularidade desse espaço.

advertising

Os prédios se destacam pelas grandes janelas de vidro na fachada e por uma parede de cobogós na parte posterior, permitindo a ventilação natural e a entrada de luz. Todos os blocos foram projetados para que as áreas de salas e quartos fiquem voltadas para o sol nascente, otimizando a iluminação.

Os pilotis, espaços livres sob os prédios destinados ao convívio social, apresentam um piso de mármore escuro e colunas brancas de mármore, trazendo uniformidade ao conjunto arquitetônico. A conhecida “Igrejinha” (Igreja Nossa Senhora de Fátima) também integra o projeto da quadra.

advertising

Na 308 Sul, foi inaugurada a primeira Escola Classe de Brasília, em 12 de setembro de 1959. Já na Escola Parque, um dos destaques são as colunas em formato de “V”.

O charme especial da quadra está no bloco F, onde o paisagista Burle Marx projetou um espelho d’água com peixes, um detalhe encantador escondido no coração da superquadra.

 

Foto: Agência Brasília

advertising

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Qual a nota desse conteúdo?

De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura: