Saiba onde encontrar árvores frutíferas em Brasília

A capital federal tem quase um milhão de árvores frutíferas

Nathalia Vajas
Por Redação Curta Mais
Saiba onde encontrar árvores frutíferas em Brasília

A capital do Brasil pode ser comparada a um grande pomar ao ar livre. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Distrito Federal abriga cerca de 950 mil árvores frutíferas de 35 espécies diferentes, seguindo o plano de arborização criado pelo urbanista Lúcio Costa.

advertising

Desde a fundação de Brasília, essas árvores vêm sendo plantadas, tornando-se parte essencial da paisagem urbana. Hoje, como já há uma grande quantidade dessas espécies espalhadas pela cidade, a Novacap direciona apenas 10% do seu plantio anual para árvores frutíferas. A meta é plantar cerca de 100 mil mudas de árvores e arbustos entre outubro e março, período mais chuvoso do ano.

Entre as 35 espécies frutíferas, dez são nativas do Cerrado, como o araçá, baru, cagaiteira, cajazeira, ingá-colar, ingá-mirim, jatobá-da-mata, jatobá-do-cerrado e pequizeiro. Já árvores como mangueiras e jaqueiras, bastante comuns, enriquecem áreas residenciais, avenidas e parques da cidade.

advertising

Fruit Map: um guia colaborativo de frutas

Pensando em facilitar o acesso a essas árvores frutíferas, três universitários – Adarley Grando (22 anos), Vinícius Magalhães (20 anos) e Fábio Rezende (25 anos) – criaram o Fruit Map, um aplicativo que mapeia pés de fruta espalhados pelas ruas da cidade. O app funciona de forma colaborativa, permitindo que qualquer usuário cadastre novas árvores e ajude a tornar o mapeamento mais preciso. O Fruit Map está disponível para Android e iOS.

 

Foto: Novacap

advertising

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Qual a nota desse conteúdo?

De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura: