Musical sobre a trajetória de Elza Soares chega a Brasília
Espetáculo desembarca no Teatro da CAIXA Cultural

O musical “Elza”, inspirado na trajetória da cantora Elza Soares, chega a Brasília para uma curta temporada no Teatro da CAIXA Cultural. As apresentações acontecem entre os dias 27 e 31 de maio e reúnem no palco Janamô, Josy.Anne, Júlia Sanchez, Julia Tizumba, Sara Chaves, Sara Hana e a atriz convidada Naruna Costa, que estreia nesta temporada do espetáculo.
A montagem revisita diferentes fases da vida e da carreira de Elza Soares, considerada um dos maiores nomes da música brasileira e símbolo de resistência, reinvenção e representatividade. Em cena, as atrizes se alternam na interpretação da cantora e também dão vida a personagens marcantes de sua trajetória, como familiares, amigos e personalidades que fizeram parte de sua história, entre eles Ary Barroso e Garrincha.
Com texto de Vinícius Calderoni e direção de Duda Maia, o espetáculo aposta em uma narrativa não linear, fugindo do formato tradicional das biografias musicais. O repertório mistura canções emblemáticas da carreira de Elza, como “Se Acaso Você Chegasse”, “Lama”, “Malandro” e “Cadeira Vazia”, a músicas mais recentes, como “A Mulher do Fim do Mundo”, “A Carne” e “Maria da Vila Matilde”.
A direção musical é assinada por Larissa Luz, enquanto os arranjos inéditos ficaram a cargo do maestro Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz. O processo criativo também contou com a colaboração ativa das atrizes e musicistas, resultando em um trabalho coletivo que dialoga com temas como racismo, violência, resistência e empoderamento feminino.
Segundo Vinícius Calderoni, a própria Elza Soares participou da construção da proposta artística do musical. “A Elza me disse: ‘sou muito alegre, viva, debochada. Não vai me fazer um musical triste, tem que ter alegria’”, relembra o dramaturgo. A partir dessa orientação, o espetáculo buscou retratar a artista de forma vibrante e potente, mesmo ao abordar episódios marcantes de sua vida, como perdas familiares, violência doméstica e intolerância.
O musical também incorpora referências de pensadoras negras, como Angela Davis e Conceição Evaristo, ampliando o debate sobre identidade, resistência e protagonismo feminino negro.
Desenvolvido durante um dos períodos mais celebrados da carreira da cantora, o espetáculo dialoga com a fase em que Elza lançou os discos “A Mulher do Fim do Mundo”, em 2015, e “Deus é Mulher”, em 2018, trabalhos que reforçaram sua relevância artística e consolidaram a artista como uma das principais vozes da mulher negra brasileira.
SERVIÇO
Musical Elza Soares
Datas: De 27 a 31 de maio de 2026
Data e horário: De quarta à sexta, às 20h, sábado, às 16h e às 20h, e domingo, às 19h.
Sessão acessível em Libras no sábado 30/5 às 16h.
Ingresso: R$ 30,00 / R$ 15,00 (meia entrada conforme legislação vigente e clientes CAIXA)
Site de vendas: LINK bilheteriacultural.com.br
Ingressos à venda a partir de 23 de maio: às 9h, na bilheteria do teatro; às 13h, no site bilheteriacultural.com.br
Bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, sábados das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Q. 4, Lotes 3/4 – Asa Sul)
Informações: (61) 3206-9448 | caixacultural.gov.br | @caixaculturalbrasilia
Estacionamento gratuito aos finais de semana e feriados, e de terça a sexta a partir das 18h.
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 150 minutos.