A revitalização do Setor Comercial Sul de Brasília

A transformação de imagem, público e oportunidades

developer
Por developer

Por muito e muitos anos a fama do Setor Comercial Sul foi ladeira abaixo. Havia quem chamasse o local de perigoso, sujo, inóspito, ponto de drogas, prostituição, roubos e furtos. Não havia nenhum apelo positivo ligado ao setor.

1a6bdff6ad0f5ec6999f0ab77fa6fa87.jpg

Mas essa reviravolta está acontecendo, e veio por vontade dos próprios moradores da cidade. E o mais legal? Que eles são jovens, empreendedores, com visão ampla e vontade de mudar uma história marcada por uma imagem denegrida.

Os responsáveis são os amigos do Coletivo Labirinto, que acreditaram que o Setor Comercial Sul poderia renascer e renovar sua história. Enxergando o local como um ponto estratégico de alta potência comercial, isso porque o local liga diversos pontos importantes da cidade como: rodoviária, setor hoteleiro sul, parque da cidade e o eixo monumental.

A revitalização do local acontece a partir do momento que se analisou que grandes centros históricos abandonados pelo mundo (São Paulo, Recife, Londres, Berlim e Nova York) se transformaram quando um projeto de movimentação cultural foi instalado.

Atividades culturais como festas, centros de cultura, ateliês de arte, música e teatro agregam um público heterogêneo e livre de preconceitos, dispostos a ocupar os espaços ociosos da cidade. Um exemplo é o CONIC, localizado na plataforma superior da rodoviária, que tem utilizado arte para inserir uma parcela da população (geralmente ligados à arte urbana) que antes era marginalizada, além de trazer vida noturna a um lugar abandonado. A iniciativa já possui periodicidade e está sendo recebido com muito entusiasmo pelos frequentadores do local.

A cada dia o público de Brasília tem se mostrado mais favorável à ocupação noturna dos espaços do Setor Comercial Sul. Batizado de Primeiro Beco, o beco foi o primeiro ambiente a ser movimentado, em seguida o Corredor Central foi batizado e em parceria com o Coletivo Criolina, foi inaugurado a casa de eventos, Canteiro Central, no Edifício Paranoá. Os eventos no setor, são acessíveis a todos, não causam transtornos com relação à Lei do Silêncio e possuem estacionamentos em abundância. A cada movimentação, mais pessoas acreditam na ideia e se juntam à rede que quer a transformação deste espaço.

Outro coletivo que também foi criado e que organiza diversas atividades em pró do local é o MOB, O Movimente e Ocupe o seu Bairro.  O coletivo trabalha na urbanização participativa de vários lugares do Distrito Federal. No Setor Comercial Sul, as responsáveis que fazem parte desse projeto estão constantemente pensando em formas de trazer mais funcionalidade e qualidade de vida de para as pessoas deste local. A iniciativa tem sido super importante para concretizar várias ações lá no Setor Comercial Sul, como a pintura da passarela. 

Ficou curioso para ver como esta sendo o processo de revitalização do Setor Comercial Sul? Confira as fotos abaixo:

08d7877e73fa8817bb40563106d211db.jpg

eadebd2cacd01187160ea8a11aa81c9c.jpg

 

a51f6602a2f06e98a3e1ebe9f60d5475.jpg

e2a83a96bb8996c486136e96e061c10c.jpg

0277973208c7fcbbfb4efd72b39c3da0.jpg

 

O Coletivo Labirinto em parceria com o poder público e agente de iniciativa privada oferece cultura a um local que era morto e desocupado no centro da cidade. No entanto, é importante frisar a conscientização do público, e a integração dos moradores da cidade para que o projeto cresça cada vez mais.

O Coletivo é formado por: Caio Dutra, Philipe Daher e Raphael Sebba
Endereço : SCS Quadra 3 Bloco A 2º Andar – Edificio Planalto OK
Telefone: 3964-0626 | 9 9976-7393

MOB – Movimente e Ocupe seu bairro.
Julia Sollero – (61) 999643401