10 propagandas antigas que marcaram época na TV brasileira

Em uma era onde não existiam banners publicitários e muito menos redes sociais, os comerciais de TV deixaram sua marca na histórica

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Compadre Woshignton

Quem não se lembra daquelas propagandas de TV que passavam nos anos 90 e 2000? Com jingles grudentos, personagens divertidos e slogans marcantes? Pois é, elas não ficaram só na sua memória. Muitas delas viraram fenômenos na internet, sendo assistidas e compartilhadas por milhares de pessoas.

Nas últimas décadas, as propagandas da TV eram o principal meio de publicidade no Brasil. Em uma era onde não existiam banners publicitários e muito menos redes sociais, o jeito era investir em comerciais para a televisão para dar visibilidade a produtos e serviços. E quando o quesito era investir, as marcas não faziam feio!

Com essa grande demanda, surgiram centenas de propagandas que marcaram época. Seja por suas canções que grudavam na cabeça, ou pela forma criativa com que produtos e serviços eram oferecidos.

Pensando em reviver essas pérolas preciosas da TV brasileira, o Guia Curta Mais trouxe uma lista cheia de nostalgia com propagandas antigas que marcaram história da publicidade na televisão, e em nossas vidas.

 

Bombril: mil e uma utilidades

A esponja de aço ‘mil e uma utilidades’, ficou muito famosa no fim dos anos 70 e início dos anos 2000. Provavelmente uma das mais lembradas dessa lista, a marca Bombril, tinha um garoto propaganda: Carlos Moreno, que foi o rosto da marca por 40 anos, de 1974 a 2004. Em sua passagem pela Bombril, os comerciais com Carlos, se tornaram memoráveis.

 

Pergunta lá no Posto Ipiranga

Lançada em 2011, a propaganda onde um homem diz “Pergunta lá no Posto Ipiranga” para qualquer pergunta, logo viralizou e caiu na boca do povo. Segundo o comercial, o Posto Ipiranga é um lugar completo esperando por você. E a marca soube bem como fazer isso funcionar viu? Criando variações, onde sempre, uma pessoa faz uma pergunta diferente e a resposta é sempre a mesma: “Pergunta lá no Posto Ipiranga”.

 

Dollynho, seu amiguinho

O boneco humanoide com formato de refrigerante verde, Dollynho é marca registrada da empresa de refrigerantes Dolly Guaraná. Isso porque, o ‘amiguinho’ sempre apareceu na TV, mais especificamente na emissora RedeTV, caindo no gosto da galera, com um mascote um tanto quanto diferente!

 

Gente, o Dudu tá lendo!

Lançado pela Caixa Econômica Federal, o comercial onde uma criança aprende a ler com todos os serviços da marca: “Caixa Loterias”, “Caixa aqui”, logo se tornou um sucesso instantâneo. Isso porque, a propaganda repercutiu muito em uma geração que estava aprendendo a viralizar as coisas na internet, o que gerou recriações e paródias humorísticas.

 

Na casa do Pedrinho!

Com um tom de humor, o comercial da marca Glade, foi lançado e mostra uma criança que só quer fazer cocô se for na casa do Pedrinho, porque lá, a fragrância agradável agrada o pequeno. Obviamente, a propaganda se tornou icônica! Rendendo muitos memes e piadas em grupos fechados, o Pedrinho e sua casa aromática caiu no gosto do público!

 

Pôneis Malditos

A campanha “Pôneis Malditos” foi um marco publicitário para a Nissan, lançada em 2011 para promover a picape Frontier. A propaganda viralizou ao usar uma música pegajosa e comparar outras picapes a pôneis, simbolizando falta de potência. O sucesso foi imediato, com a campanha se tornando um fenômeno nas redes sociais e aumentando significativamente as vendas da Nissan.

 

Tio da Sukita

A campanha do “Tio da Sukita” foi um grande sucesso nos anos 1990, marcada pelo humor e a icônica frase “Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa”. O personagem do Tio, interpretado por Roberto Arduin, tornou-se famoso por suas tentativas de paquera rejeitadas, e a campanha ganhou o prêmio de melhor propaganda do ano. A série de comerciais também gerou controvérsia com uma campanha paródica da Mercedes Benz, que foi retirada do ar após disputas legais.

 

Vai Verão, Vem Verão

O comercial “Vai Verão, Vem Verão” foi uma campanha de verão da cerveja Itaipava, lançada em dezembro de 2015. A campanha contou com a modelo Aline Riscado como garota-propaganda, que assumiu o papel de narradora, interagindo diretamente com o consumidor. A personagem Vera (Aline Riscado), ficava indo e voltando pelo cenário, por isso o slogan “Vai Verão”.

 

Sabe de nada inocente!

A propaganda do Bom Negócio com Compadre Washington, famoso pelo bordão “Sabe de nada, inocente”, foi uma campanha bem-humorada que capturou a atenção do público. Lançada em 2014, a campanha divertida, mostrou o personagem do É o Tchan! como parte dos móveis e objetos a venda dos classificados. O comercial se tornou memorável e contribuiu para o reconhecimento da marca Bom Negócio na época.

O Boticário: vou dar sim!

Estrelando a atriz Mariana Ximenes, o comercial dos anos 90 do Dia dos Namorados apresentou a personagem escolhendo presentes para si mesmo, e quando é questionada sobre o presente para seu namorado, ela diz “Vou dar sim!”, com duplo sentido.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.