15 de julho: entenda por que o Dia do Homem é comemorado nesta data

Data tem objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina e foi instituída na década de 1990; saiba mais

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
N em gravata

No Brasil, o Dia do Homem é celebrado em 15 de julho. Entretanto, em outros países, a data é comemorada em 19 de novembro. Ambas as datas têm o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina e foram instituídas na década de 1990.

O Dia do Homem foi proposto pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde então, a data tem ganhado crescente destaque, especialmente entre autoridades políticas e especialistas em saúde masculina. A escolha do dia 15 de julho no Brasil visa criar uma ocasião para promover a conscientização sobre a importância da saúde masculina, abordando questões como doenças crônicas e prevenção.

Campanhas e Conscientização

No início do século XXI, diversas campanhas foram lançadas em vários países para sensibilizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde. Uma das principais áreas de foco é o câncer de próstata, uma condição que afeta uma significativa parcela da população masculina global. Além disso, campanhas têm enfatizado a prevenção de doenças associadas ao uso do tabaco e ao consumo excessivo de álcool.

Tanto o 15 de julho quanto o 19 de novembro oferecem oportunidades importantes para reflexões sobre a saúde masculina. Estes dias são momentos cruciais para promover a discussão sobre a saúde do homem e encorajar a adoção de hábitos saudáveis, bem como a realização de exames preventivos.

 

 

 

Veja também:

Os 10 perfumes masculinos preferidos das mulheres

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.