5 Cidades para você curtir o Carnaval em Minas Gerais

Conheça 5 Cidades para aproveitar o Carnaval em Minas Gerais

Beatriz Bueno
Por Redação Curta Mais
Chega Chegano 31

Se engana quem pensa que o Carnaval é só carioca e nordestino. Muitas outras cidades têm protagonizado festas e bloquinhos de dar inveja em qualquer um. Minas Gerais é um desses novatos nas festas de fevereiro, mas já marca presença com peso. O estado atraiu cerca de 11 milhões de turistas em 2023, e a previsão é que esse número seja ainda maior em 2024 por esse ser o primeiro carnaval oficialmente fora da pandemia. 

Pensando nisso, o Guia selecionou algumas cidades que vão ter uma das melhores folias de Minas Gerais, para você planejar a sua viagem no feriado de Carnaval.

1. Belo Horizonte

E é claro que o primeiro lugar da lista vai para a capital Belo Horizonte, que tem umas das maiores comemorações do Brasil, com um fluxo de 6 milhões de pessoas todo ano. São mais de 700 blocos de rua, em uma festa que começa na semana anterior ao Carnaval, com o desfile da Banda Mole e ocupando as principais ruas da região central belorizontina. Além disso, a diversidade é pulsante no carnaval de BH, já que existem blocos dedicados ao samba, axé, rock, mpb, funk e muito mais.

Reprodução/Mídias Sociais

2. Ouro Preto

Ouro Preto tem um Carnaval tradicional que atrai milhares de turistas para a cidade histórica. O charmoso ambiente bucólico e colonial de Ouro Preto cria um cenário perfeito para as tradições e festividades animadas que se desdobram ao longo de todo o feriado de Carnaval. Tem é claro os bailes e desfiles clássicos nas ruas da cidade.

Reprodução/Mídias Sociais

3. Diamantina

Na mesma pegada de Ouro preto, Diamantina tem um Carnaval mais tradicional sendo uma ótima opção para quem procura festas mais calmas e familiares. A cidade se destaca por oferecer atrações gratuitas e blocos de rua menores, proporcionando uma experiência mais plural e aconchegante.

Reprodução/Mídias Sociais

4. Pompeu

Pompeu não é o destino mais conhecido dos turistas quando se fala em boas folias de carnaval. Porém a cidade ganhou destaque como um dos locais preferidos pelos foliões para celebrar o Carnaval no estado nas últimas duas décadas. Esse reconhecimento se deve, em grande parte, aos shows animados que ao longo dos anos contaram com a participação de artistas famosos do axé, funk e até mesmo do renomado DJ internacional Neelix.

Reprodução/Mídias Sociais

5. Itabirito

Por fim, incluímos em nossa lista de destinos para curtir o Carnaval em Minas Gerais a encantadora cidade de Itabirito. Integrante da região metropolitana de Belo Horizonte, lá é comum deparar-se com animados blocos de rua, desfiles de bandas e até mesmo bonecos gigantes, em uma atmosfera que remete aos festejos carnavalescos de Olinda.

Reprodução/Mídias Sociais

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.