8 novos nomes da nova MPB que merecem estar na sua playlist

Veja 8 artistas na nova geração MPB que você precisa adicionar na sua playlist

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
Conheça cantores da nova MPB
Jão (foto: Forbes)

Você sabe o que é a nova geração do MPB? Segundo a revista “Arte Brasileira”, esse gênero musical pode ser considerado novo, com surgimento nos anos 2000, mas seu potencial é tanto que, por vezes, se configura como um movimento mainstream, por suas letras cativantes e sonoridades simples, galgando muitos ouvintes dos mais variados nichos. Há um consenso de que a Nova MPB seria uma espécie de renovação da música popular brasileira (a MPB), uma vez que incorpora à sua sonoridade elementos de estilos como pop, rock, bossa e outros, tornando-se assim mais versátil. Outros analistas já observam sua ligação com temas de relacionamentos, acompanhados por voz e violão como prioridade, numa pegada “good vibes” e refrescante.

Agora que você sabe o que é a Nova MPB, vamos conferir com o Curta Mais alguns nomes dessa nova geração que merecem estar na sua playlist?

Duda Beat

Eduarda Bittencourt Simões, natural da cidade de Recife, é uma revelação do Pop e MPB da nova geração. Aos 18 anos, Eduarda mudou-se para à capital fluminense, onde se graduou em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mas sua paixão genuína sempre foi a música, isso se mostrou desde quando ela cantava no coral da igreja que frequentava, depois em bandas de covers, e na época que foi backing vocal dos discos de Letrux e Castello Branco.

Em 2018, batizada com o seu nome artístico “Duda Beat”, lançou seu primeiro álbum chamado “Sinto Muito” que foi eleito pela revista ‘Rolling Stone’ como um dos dez melhores daquele ano, e levou o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Artista Revelação e em 2021 lançou o seu segundo álbum “Te Amo Lá Fora”. Em 2021 lança o seu segundo álbum “Te Amo Lá Fora” e passa a ser chamada de rainha do Pop e MPB da sofrência.

Duda Beat (foto: Dicionário Cravo Albin)

Rubel

Rubel Brisolla é um cantor e compositor brasileiro, tem 32 anos e é natural do interior de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Cantor dos gêneros de folk pop e MPB, Rubel ficou conhecido por suas músicas apaixonadas e poéticas. Mas antes de fazer as pessoas sofrerem com suas músicas melancolias, o cantor ficou 3 anos longe da música para fazer Cinema na PUC-Rio, e em 2011, Rubel foi fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, em Austin, no Texas, para estudar Cinema na Universidade do Texas em Austin e durante esse período começou a escrever suas primeiras canções.

No ano de 2013 lança finalmente o seu primeiro álbum chamado “Pearl”. Com faixas como “Quando Bate Aquela Saudade”, Rubel, deixou sua marca fazendo pessoas sofrerem e amarem sua música, então, em 2015 ele lança o vídeo clipe dessa mesma faixa com sua própria direção. Em 2018, ele lançou seu segundo álbum, Casas, indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa. Em 2023, no dia 3 de março, lançou As Palavras, Vol. 1 & 2. O disco busca fluir entre os principais estilos musicais brasileiros, contando com canções que possuem influências de funk, MPB, soul, samba, forró, reggaeton, hip hop, pagode e outros gêneros musicais.

Rubel (foto: SCREAM & YELL)

IVYSON

IVYSON é cantor, compositor e produtor musical, tem 21 anos e é natural de Recife–PE, o artista deu início a carreira em 2018 com suas músicas autorais em suas redes sociais. No final de dezembro de 2019, o cantor lançou o mixtape “Poemas Para Quem Chora”, que contém a faixa Girassol, consagrada pelos fãs do artista, fez sucesso e ainda faz nas redes sociais e acumula mais de 30 milhões de plays no Spotify.

Durante a pandemia, ainda no período do isolamento social, IVYSON lança o EP Retalhos, produzido e gravado inteiramente de forma caseira com um aparelho celular. Em 2022 deu mais um passo na carreira com o seu álbum de estreia O Outro Lado do Rio, lançado dia 10 de junho através do Selo Lebab Lab. Trazendo no conceito toda a experiência adquirida e explorada de diversas formas no álbum. Contém 10 faixas que vão desde o Pop ao R&B e MPB, uma mistura de amor, paixão, sofrimento e talento desse jovem pernambucano.

IVYSON (foto: Jordan Vilas)

ANAVITÓRIA

Anavitória é uma dupla de cantoras de MPB e Pop formada em 2014 por Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão. Ana e Vitória, se conheceram no ano de 2013 quando ainda eram universitárias, elas passaram a gravar vídeos interpretando canções de seus artistas favoritos, assinando ainda com seus nomes separados. Em 2014, após lhe enviarem um vídeo em que interpretavam a música “Um Dia Após o Outro”, de Tiago Iorc, para o produtor musical Felipe Simas, elas foram descobertas o produtor logo as convidou para gravarem um EP e chamou Tiago para produzir esse trabalho, criando a gravadora independente Forasteiro, então a dupla foi batizada de Anavitória.

O EP batizado com o mesmo nome da dupla “Anavitória”, foi lançado em 2015 e contava com uma mistura de diversos gêneros como o folk, MPB, samba, afoxé e música eletrônica. O primeiro sucesso das meninas foi a música “Trevo”, inclusive, o hit garantiu a Tiago e Anavitória o Grammy Latino, em 2017, na categoria Melhor Canção em Português e tem mais de 70 milhões de visualizações só no YouTube.

Essa dupla já ganhou o Brasil o coração de muitas pessoas, diversos prêmios e indicações, com certeza você tem que ouvir Anavitória.

Dupla Anavitória (foto: Lorena Dini)

Jão

João Vitor Romania Balbino, popularmente conhecido como “Jão”, é um dos cantores masculinos mais queridos pelos jovens brasileiros. Ele faz um som juntando o MPB com o pop, além de influências de sofrência e brega. Natural da cidade de Américo Brasiliense, do estado de São Paulo, Jão vem alcançando multidões com sua música apaixonada e sofrida. Sua carreira começa no ano de 2016 quando ele gravava covers de músicas e postava no YouTube, em 2018 lançou seu primeiro sigle de estreia “Dança Para Mim”, seu EP “Primeiro Acústico” e também seu primeiro álbum “Lobos”. A faixa “Imaturo” do mesmo álbum foi um sucesso e entrou em primeiro lugar das músicas mais ouvidas no Spotify.

Ao longo da sua carreira, Jão lançou apenas álbuns incríveis com estilo do Pop ao MPB que explodiram por todo Brasil, como “Anti-herói”, lançado em 2019-2020, “Pirata” 2021 e o mais recente “Super” lançado no ano de 2023. Foi premiado diversas vezes e te mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Jão (foto: ISTOÉ Independente)

Marina Sena

A cantora Marina de Oliveira Sena, é uma artista que começou sua carreira no grupo musical mineiro A Outra Banda da Lua, onde fez shows por várias cidades de Minas Gerais. Tornou-se conhecida enquanto vocalista da Banda Rosa Neon, quando viralizou com a canção “Ombrim” junto aos demais membros. Depois disso, Marina Sena seguiu com carreira solo e vem fazendo o seu nome como uma revelação do novo MPB, e ainda mistura de gêneros como MPB, pop, pop alternativo e indie pop

Em 2021-2022 Marina lança o álbum solo “De Primeira” que contém os hits “Me Toca” e “Por Supuesto” e ganha o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2022. Em 24 de fevereiro de 2022 foi lançada a canção “Poesia Acústica 12 – Pra Sempre”, com participação de Marina Sena. A música obteve importante repercussão no cenário musical nacional e figurou como uma das mais ouvidas com a participação da cantora.

Em 2023, a cantora de forma alguma parou de lançar hits, com faixas como “Que Tal”, “Aí Que Delícia o Verão” e “Dano Sarrada”, ela chegou a dominar a lista de músicas mais ouvidas do Spotify.

Marina Sena (foto: reprodução)

Assucena

Assucena, é conhecida por ser uma cantora romântica, dramática e visceral, que faz questão de trazer isso para as suas músicas em estilos que alternam de gênero musicais como o MPB, o samba e o pop. Sua carreira começa no grupo As Baías, um trio formado por ela, Raquel Virgínia e Rafael Acerbi, que tinha como influência a cantora Gal Costa (1945-2022), foram duplamente agraciados pelo Prêmio da Música Brasileira e indicados duas vezes ao Grammy Latino. Após desencontros, o grupo se desfaz após ficarem juntos por 10 anos e Assucena então, a partir disso, segue sozinha e em 2023 lança o álbum solo “Lusco-Fusco”.

Em sua música, Assucena destaca o MPB dos anos 70, com suas principais referências vocais sendo Elias Regina e novamente a cantora Gal Costa, para escrever suas letras melancólicas, usa como guias letras de Jards Macalé e Aldir Blanc e na poesia de Waly Salomão, e até mesmo o escritor Guimarães Rosa, mas claro, sempre inovando para a atualidade, já que ela é uma artista destacada na nova geração do MPB.

Assucena (foto: reprodução)

Majur revelação do novo MPB

Majur dos Santos Conceição é natural de Salvador, uma cantora transsexual e se autodenomina como não-binária, que batalhou pela vida desde os seus 3 anos quando seu pai abandonou a sua família e ela com a mãe tiveram que catar material reciclável até os seus 6 anos. Mas isso não foi motivo para fazê-la desistir, pelo contrário, Majur se tornou uma mulher ainda mais forte e em 2016 montou uma banda com outros 5 músicos. Em 2019, foi convidada para gravar a música “AmarElo” ao lado de Emicida e a cantora Pablo Vittar e no mesmo ano lançou seu primeiro single solo “20ver” e daí para frente foi só sucesso.

No ano de 2023, Majur lançou o seu segundo álbum de estúdio, “ARRISCA” que contém participações especiais de Xamã, Ivete Sangalo e Olodum. Diversificando entre os gêneros de MPB, afropop e R&B alternativo.

Majur (foto: reprodução X)