Esse é o único país no mundo onde não existem mosquitos

Descubra qual é o país onde não há mosquitos e conheça os motivos.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
país onde não tem mosquitos
Foto: Reprodução/ wtop.com

Os mosquitos são uma realidade chata para quase todo mundo. Esses insetos podem ser irritantes por causa do zumbido constante e também porque transmitem doenças como dengue, zika e chikungunya. Mas você sabia que existe um lugar onde você não precisa se preocupar com isso? Sim, há um país onde os mosquitos simplesmente não existem. Vamos descobrir qual é esse país, por que ele é livre desses insetos e o que pode acontecer no futuro.

Por que os mosquitos estão em quase todo lugar?

Os mosquitos são insetos extremamente comuns e se adaptam facilmente a diversos tipos de ambientes. No mundo, existem mais de 3.500 espécies de mosquitos, e eles podem ser encontrados em quase todos os cantos do planeta. Países tropicais, como Brasil, Indonésia, Malásia e Tailândia, são especialmente cheios desses insetos, que adoram o clima quente e úmido.

Esses pequenos insetos têm uma coisa em comum: eles precisam de água parada para se reproduzir. Qualquer poça, vaso de planta ou até um copo esquecido no quintal pode se transformar no lar perfeito para as larvas de mosquito. Além disso, temperaturas mais altas ajudam esses insetos a se multiplicarem rapidamente, o que torna difícil controlar a população deles em regiões tropicais e subtropicais.

Qual é o único país do mundo sem mosquitos?

Surpreendentemente, há dois lugares na Terra onde os mosquitos não conseguem sobreviver: a Antártida e a Islândia. A Antártida, sendo um continente quase totalmente inabitado e coberto por gelo, não é exatamente um destino comum para pessoas, então não vamos contar com ela como um “país”. Já a Islândia, um pequeno país com cerca de 380 mil habitantes, é o único país onde você não encontrará mosquitos.

A Islândia é conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego, com vulcões, geleiras, fontes termais e auroras boreais. Apesar de ter um clima frio, o país é habitável para seres humanos, além de várias espécies de animais e plantas. Então, por que os mosquitos não conseguem se estabelecer na Islândia?

O segredo está no clima peculiar da Islândia. Gísli Már Gíslason, um biólogo da Universidade da Islândia, explicou que os mosquitos precisam de um ambiente estável para sobreviver. Quando colocam seus ovos em locais frios, as larvas emergem com o degelo da primavera, que é quando eles se reproduzem e se multiplicam. Porém, na Islândia, o clima é muito instável, com três grandes ciclos de congelamento e descongelamento durante o ano. Isso faz com que os mosquitos não consigam completar seu ciclo de vida, porque suas larvas não sobrevivem a essas variações extremas.

Mudanças climáticas podem trazer mosquitos para a Islândia?

Mesmo que a Islândia esteja atualmente livre de mosquitos, isso pode mudar no futuro. O aquecimento global está alterando o clima em todo o mundo, inclusive na Islândia. Com o aumento das temperaturas, o ambiente pode se tornar mais favorável para a sobrevivência dos mosquitos.

Nos últimos 20 anos, aproximadamente 200 novas espécies de insetos se estabeleceram na Islândia, algo que era incomum antes. Isso se deve principalmente às mudanças climáticas, que estão aquecendo o planeta e tornando a Islândia um local mais propício para esses seres. Se o aquecimento global continuar nesse ritmo, os especialistas acreditam que os mosquitos podem, sim, começar a aparecer na Islândia em um futuro próximo.

Além disso, o turismo na Islândia tem crescido bastante, e com o aumento do tráfego de pessoas, também cresce o risco de introdução de espécies exóticas, incluindo mosquitos. A chegada de mosquitos através de viajantes ou navios de carga é algo que preocupa os cientistas, pois mesmo que as condições naturais não sejam ideais para esses insetos, uma introdução acidental pode permitir que eles comecem a se adaptar.

Em suma, a Islândia é um exemplo raro de um país sem mosquitos, graças ao seu clima único e instável. No entanto, com as mudanças climáticas e o aumento do turismo, essa realidade pode mudar. Por enquanto, se você quiser uma experiência sem mosquitos, a Islândia é o lugar para estar, mas vale ficar atento ao futuro e às ações para combater as mudanças climáticas que podem impactar esse pequeno paraíso livre de mosquitos.

****Fonte: Jornal ND Mais****

Leia também:

5 cuidados essenciais que os cachorros precisam no tempo seco

Estudo explica por que há pessoas que atraem mais mosquitos do que outras

Animal com 518 anos, considerado o mais velho do mundo, é avistado novamente no mar do Caribe

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.