Eclipse da Lua será visível em Goiás nesta terça-feira (17)

Evento astronômico terá duração de aproximadamente 1h e poderá ser observado em várias partes do mundo

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
eclipse parcial da lua ocorre na noite do dia 17 de setembro 800x467 1
Foto: Internet/Reprodução/ND

Nesta terça-feira (17), brasileiros de todos os estados terão a oportunidade de observar um eclipse parcial da Lua, inclusive em Goiás. O fenômeno será visível também na América do Norte (com exceção do Alasca), em grande parte da África, da Europa, na Ásia Ocidental e em partes da Antártida. O eclipse acontece quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra, com nosso planeta projetando sua sombra sobre o satélite natural.

Durante o eclipse lunar, a sombra da Terra obscurece a Lua. Essa sombra é dividida em dois tipos: a umbra e a penumbra. A umbra é a área de sombra mais escura, onde a luz solar não alcança diretamente, enquanto a penumbra é uma sombra mais clara, ainda iluminada de forma indireta pelo Sol. O eclipse parcial ocorre quando a Lua entra parcialmente na umbra.

Neste caso, apesar de a Lua escurecer, ela não desaparecerá por completo. Apenas uma pequena porção, cerca de 3,5% de sua superfície, será coberta pela umbra, fazendo com que o satélite pareça “mordido”. Devido à sutilidade do fenômeno, espectadores menos atentos podem não perceber o eclipse.

Horários do eclipse

De acordo com o Observatório Nacional (ON), o eclipse parcial terá início às 23h12 (horário de Brasília), atingindo o pico às 23h44. A duração total será de aproximadamente uma hora, com o final da fase parcial já no dia 18, por volta das 00h15. A fase penumbral, que não é visível a olho nu, começará às 21h41 e se encerrará às 01h47.

Início do eclipse penumbral: 21h41 (não visível a olho nu)

Início do eclipse parcial: 23h12

Máximo do eclipse: 23h44

Fim do eclipse parcial: 00h15 (do dia 18)

Fim do eclipse penumbral: 01h47 (do dia 18) (não visível a olho nu)

Observação em Goiânia

Para os entusiastas da astronomia em Goiânia, será realizada uma reunião especial de observação no Morro do Além, das 22h do dia 17 até 01h30 do dia 18. O evento contará com a visualização da Super Lua, um eclipse lunar, e uma conjunção com o planeta Saturno, formando um raro fenômeno triplo.

Promovido pela Gunstar Team Adventure Clube, a maior organização de Astroturismo e Astronomia Cultural de Goiás, o evento é de classificação livre, pet friendly e voltado para famílias e a diversidade. Haverá discotecagem, venda de meteoritos e brindes, além de telescópios disponíveis para o público.

Os organizadores também incentivam a prática da “Astro solidariedade”, solicitando que os participantes levem 1 kg de alimento não perecível ou leite em pó, que serão doados a quem precisa.

 

 

 

 

 

Veja também:

5 lugares perfeitos em Goiás para contemplar as estrelas

 

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.