O real motivo dos estalos da sua geladeira vai te surpreender

Pode até não parecer, mas os estalos da sua geladeira têm um curioso motivo.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
estalos geladeira
Foto: Reprodução/ versia

Você já percebeu que, de vez em quando, sua geladeira faz uns estalos? Se já passou por isso, provavelmente ficou curioso sobre o que pode estar acontecendo. É comum pensarmos que algo está errado, mas calma. Esses barulhos são bem mais normais do que parecem. Vamos explicar aqui, de forma bem simples, o que está por trás desses sons e por que você não precisa se preocupar. Continue com a gente até o final e descubra o verdadeiro motivo desses estalos da sua geladeira e como isso faz parte do funcionamento dela.

Por que a geladeira estala de vez em quando?

De acordo com uma matéria publicada no portal Casa Vogue, o motivo principal dos estalos que você ouve na geladeira tem a ver com o funcionamento dela ao longo do dia. Quando a geladeira está ligando e desligando para manter a temperatura certa, algumas partes internas, como os tubos e o sistema de refrigeração, acabam contraindo e dilatando por causa da mudança de temperatura. É como se eles estivessem “esticando” e “encolhendo”. E isso gera aqueles estalos que a gente escuta.

Imagine quando você pega um copo de vidro e coloca um líquido quente dentro dele: o vidro começa a estalar por conta do choque térmico, não é? Algo parecido acontece dentro da geladeira, mas de forma muito mais suave. Então, esses barulhinhos esporádicos são apenas as peças internas se ajustando à variação de temperatura. Super normal, né?

O papel do gelo e da expansão do material

Outro fator que pode causar os estalos é o gelo que se forma nas paredes internas da geladeira. Quando o sistema de degelo automático entra em ação, esse gelo começa a derreter e, com isso, o barulho de estalos pode surgir. Mas fique tranquilo, isso faz parte do processo de degelo, que acontece para evitar o acúmulo de muito gelo no interior da geladeira.

Além disso, os materiais com os quais a geladeira é feita — como plástico e metal — também passam por mudanças de tamanho por causa do calor e do frio. O plástico e o metal “trabalham” (ou seja, se expandem e se contraem) quando as temperaturas mudam. Isso pode causar pequenos estalos, principalmente se a geladeira for nova. Mas, mesmo em modelos mais antigos, esses sons continuam sendo normais. Que tal dar uma olhada na promoção da Amazon de uma linda geladeira?

É um problema? Quando se preocupar?

Na grande maioria das vezes, os estalos não indicam nenhum problema. Eles são parte natural do funcionamento do equipamento, especialmente quando ela está fazendo o que foi projetada para fazer: manter seus alimentos fresquinhos. No entanto, se os barulhos estiverem muito altos, frequentes ou acompanhados de outros sinais estranhos (como a geladeira não refrigerando direito ou fazendo sons de vibração constantes), pode ser interessante verificar se está tudo ok.

Nesse caso, o mais indicado é consultar o manual do fabricante ou chamar um técnico para dar uma olhada. Mas lembre-se, os estalos leves e esporádicos são, em geral, apenas um sinal de que sua geladeira está trabalhando bem e ajustando suas partes internas.

No final das contas, não há motivo para se preocupar com os estalos que sua geladeira faz de vez em quando. Eles são sinais naturais do funcionamento do aparelho, ligados ao processo de controle de temperatura e ao ajuste dos materiais internos. Agora que você sabe o que está por trás desses barulhos, pode ficar tranquilo sabendo que tudo está funcionando como deveria. E quando ouvir aquele estalo da próxima vez, já vai entender que é só mais um som do dia a dia da sua fiel geladeira.

Leia mais:

O aparelho que mais consome energia elétrica em casa (mesmo desligado)

Jamais deixe esses 6 aparelhos conectados à tomada elétrica

Jamais coloque esses 10 alimentos dentro da sua Air Fryer

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.