Microsoft aposta R$14,7 bilhões em tecnologias no Brasil

CEO indica que país está no mesmo nível de inovação em IA que o resto do mundo

Julia Macedo
Por Julia Macedo
Microsoft confirma fundo de tecnologia de R$14,7 bilhões no Brasil e suas implicações
Foto: reprodução

O CEO global da Microsoft, Satya Nadella, anunciou um massivo investimento de R$14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem para impulsionar a tecnologia no Brasil. O financiamento tem duração de três anos. 

O anúncio foi feito durante o evento Expo Center Norte, em São Paulo, nesta quinta-feira (26), e contou com a presença do Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. 

Segundo Nadella, o investimento é uma forma de impulsionar o crescimento econômico e gerar benefícios sociais em todo o país. A aplicação visa entregar o melhor desempenho de Inteligência Artificial (IA) para organizações, desenvolvedores e usuários. “Estamos elevando nossa aposta”, afirmou o CEO. 

A gigante da tecnologia já possui duas regiões do Azure, um sistema inteligente de nuvem, localizadas no país. Anunciada no ano de 2014, a Brasil South tem sede no estado de São Paulo, enquanto a Brasil Southeast, lançada em 2020, tem sua sede no Rio de Janeiro. 

Brasil é um dos grandes investidores em IA

Em justificativa ao investimento, Nadella apontou a alta adesão de IA no país e a semelhança dessa evolução com o que acontece nas grandes capitais tecnológicas, como na Costa Oeste dos Estados Unidos. “O Brasil está no mesmo ritmo de inovação em IA do que o resto do mundo”, destacou o executivo. 

Uma pesquisa realizada pela companhia de consultoria empresarial estratégica, McKinsey, aponta que 72% das empresas do mundo já adotaram as Inteligências Artificiais em 2024, avanço significativo frente aos 55% de 2023. 

O estudo “Avanços na Cultura Organizacional Baseada em Dados, Analytics e IA”, elaborado pela SAS: Soluções em Dados e IA, revela que 63% das empresas brasileiras já utilizam aplicações de inteligência artificial, o que resulta numa média de 47% em toda a região

Além disso, impressionantes 90% das organizações no Brasil estão investindo em dados e ferramentas de analytics para detectar tendências e padrões de consumo, um índice que também supera a média da América Latina, que é de 60%.

O relatório também sinaliza que o Brasil (84%) lidera a utilização de dados, analytics e IA no que diz respeito à confiabilidade e à segurança das atividades empresariais, contra uma taxa média de 73% na América Latina.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.