11 produtos que mostram o domínio do Brasil no agronegócio mundial

Conheça quais são os produtos exportados pelo Brasil para diversas partes do mundo.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
produtos exportados Brasil
Foto: Reprodução/ forbes.com.br

O Brasil é um dos grandes nomes quando falamos sobre produção agrícola. Com um território imenso e clima favorável, o país se destaca na exportação de diversos produtos. Mas você sabia que muitos dos alimentos e itens que consumimos vêm diretamente das fazendas brasileiras? Vamos conhecer 11 produtos que fazem o nosso país se destacar no agronegócio mundial, segundo informações do BTG Pactual, FinDos e IPEA. Continue a leitura para descobrir como o país se tornou uma verdadeira potência agrícola.

1. Suco de laranja

Quando você toma suco de laranja em qualquer lugar do mundo, há uma grande chance de ele ter sido feito com laranjas brasileiras. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo, responsável por 76% de todo o suco exportado globalmente. Isso significa que, de cada 10 copos de suco de laranja consumidos no mundo, cerca de 7 vêm do nosso país. Esse produto é muito importante, especialmente para os mercados da Europa e dos Estados Unidos.

2. Soja

A soja é um dos principais produtos que colocam o Brasil no topo do agronegócio global. O país exporta cerca de 56% da soja que é enviada para o exterior, ocupando o primeiro lugar no ranking mundial. A soja brasileira é usada para diversas finalidades, como alimentação de animais, produção de óleo e até na fabricação de biocombustíveis. A demanda internacional por esse grão cresce a cada ano, especialmente da China, que é uma das maiores consumidoras.

3. Açúcar

O Brasil é também o maior exportador de açúcar do mundo, com 44% do mercado global. O país é uma referência na produção de cana-de-açúcar, que não só se transforma em açúcar para adoçar nossas vidas, mas também em etanol, um combustível renovável. O açúcar brasileiro vai para muitos países, sendo essencial para a fabricação de doces, bebidas e alimentos em geral.

4. Carne de frango

Outro dos produtos em destaque é a carne de frango. O nosso país lidera o ranking mundial de exportação de carne de frango, com 33% das exportações globais. A carne de frango brasileira chega a diferentes continentes, incluindo a Ásia, Europa e Oriente Médio. Além de ser um alimento versátil e nutritivo, o frango é uma escolha mais acessível em comparação com outras carnes, o que aumenta a sua popularidade no mundo todo.

5. Milho é um dos produtos mais exportados

O milho brasileiro também é um dos queridinhos do mercado internacional. O país exporta 31% do milho produzido e ocupa o primeiro lugar global nesse setor. O milho é muito utilizado para alimentação de animais, especialmente em fazendas, e também em diversos produtos industrializados, como cereais, farinhas e óleos. A produção brasileira de milho cresce cada vez mais para atender a essa demanda.

6. Café

Quando falamos em café, a primeira coisa que vem à mente é o Brasil. O país é conhecido por ser o maior exportador de café do mundo, com 27% das exportações globais. Os grãos brasileiros são apreciados por sua qualidade e sabor, sendo amplamente consumidos em cafeterias e lares ao redor do mundo. Quem aprecia uma boa xícara de café, provavelmente já experimentou um café brasileiro sem saber.

7. Carne Bovina

A carne bovina é outro dos produtos em que o nosso país é o líder global. O país exporta 24% da carne bovina que circula pelo mundo, sendo um grande fornecedor para países como China e Estados Unidos. A carne bovina brasileira é conhecida por sua qualidade e sabor, e é bastante utilizada em restaurantes, churrascarias e mercados ao redor do mundo.

8. Algodão

Embora o Brasil seja mais famoso por seus produtos alimentícios, ele também ocupa uma posição importante no mercado de algodão. O país é o segundo maior exportador de algodão do mundo, com 18% do mercado global. O algodão brasileiro é usado na fabricação de roupas, tecidos e diversos outros itens da indústria têxtil. Além disso, sua produção sustentável tem chamado a atenção de mercados que buscam alternativas mais ecológicas.

9. Carne de porco

A carne de porco brasileira também tem seu lugar no cenário global. O nosso país é o quarto maior exportador de carne suína, com 12% do mercado. Assim como a carne bovina e de frango, a suína é muito consumida em diferentes partes do mundo, sendo um alimento base em várias culturas. A produção brasileira atende a uma crescente demanda de produtos suínos, especialmente da Ásia.

10. Etanol

O etanol é um combustível renovável produzido a partir da cana-de-açúcar, e o Brasil é o segundo maior exportador de etanol do mundo, com 8% do mercado global. Esse combustível é uma alternativa mais limpa em comparação com os derivados do petróleo, e muitos países importam o etanol brasileiro para reduzir as emissões de carbono e usar uma fonte de energia mais sustentável.

11. Arroz

Por fim, temos o arroz. Embora o nosso país exporte uma quantidade menor de arroz em comparação com outros produtos, ele ainda ocupa a nona posição global nesse mercado, com 2% das exportações mundiais. O arroz brasileiro é de alta qualidade e atende especialmente aos mercados da América Latina e da África.

Leia mais:

Estudo revela os alimentos mais e menos viciantes (você não vai acreditar!)

Governo proíbe comercialização de 11 marcas de azeite de oliva no Brasil; veja lista completa

As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2024, segundo ranking Kantar BrandZ

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.