Orgulho! Goiânia tem 8 vezes mais áreas verdes que a recomendação da ONU

Com 60 parques e 205 áreas verdes, a cidade ultrapassa as expectativas da ONU.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
Goiânia tem 8 vezes mais áreas verdes que a recomendação da ONU
Foto: Jackson Rodrigues – Prefeitura de Goiânia

Goiânia, orgulha-se de ostentar uma impressionante quantidade de áreas verdes. Com 205 áreas verdes e mais 60 parques, supera em quase 8 vezes a recomendação mínima da Organização das Nações Unidas (ONU) de 12 metros quadrados de área verde por habitante.

A Prefeitura, em anúncio nesta segunda-feira (1/1), reforçou seu compromisso em investir ainda mais em iniciativas que transformam o ambiente urbano, proporcionando uma elevada qualidade de vida à sua população.

Goiânia, sob a gestão do prefeito Rogério Cruz, mantém com orgulho o título de segunda capital mais verde do mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, no Canadá.

O prefeito destaca a ambição de transformar Goiânia na cidade mais verde do planeta e enfatiza a importância da preservação ambiental e da responsabilidade de cada cidadão nesse processo. Durante sua gestão, diversos projetos e programas foram implementados para reforçar esse compromisso, incluindo o Disque-Árvore, ArborizaGyn, Rearboriza Goiânia, a inauguração de sete parques e a revitalização da maioria deles.

O reconhecimento de Goiânia como a capital mais verde do Brasil, com impressionantes 94 metros quadrados de área verde por habitante, veio através do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

O resultado vem de políticas públicas adequadas e conscientização da população goianiense para a manutenção das áreas verdes já existentes.

Iniciativas  como a da Prefeitura, conduzidas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), destacam o compromisso contínuo da cidade em manter e fortalecer esse título.

 

Grandes áreas verdes de Goiânia

Entre as áreas verdes de destaque, o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira se destaca como a maior unidade de conservação da cidade, abrangendo mais de um milhão de metros quadrados. Localizado na divisa dos setores Jardim Santo Antônio e Pedro Ludovico, o Jardim Botânico desempenha um papel crucial na defesa da mata nativa e dos recursos hídricos em meio ao ambiente urbano.

O Parque Cascavel, situado na divisa de três bairros, oferece uma variedade de opções, incluindo pet place, parque infantil e pistas de caminhada. Com uma infraestrutura completa, o parque infantil conta com brinquedos construídos em eucalipto tratado e pistas de caminhada que proporcionam uma experiência agradável aos visitantes.

Outro destaque é o Parque Nova Esperança, localizado no setor de mesmo nome. Além da arborização nativa encantadora, o parque oferece uma pista de caminhada, academias ao ar livre e uma estação de ginástica, promovendo um ambiente propício para a prática de atividades físicas.

Goiânia, mais do que uma cidade verde, é um exemplo de compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida de seus habitantes, refletindo o esforço contínuo da administração municipal em promover uma convivência harmoniosa entre urbanização e preservação ambiental.

 

Qual a função da ONU?
A ONU (Organização das Nações Unidas) é um organismo internacional de caráter intergovernamental que surgiu em um contexto de devastação que marcou o pós-Segunda Guerra Mundial com a função principal de manter a paz entre as nações e de garantir a segurança da população dos seus países-membros, que, hoje, correspondem a todos os países independentes e internacionalmente reconhecidos.

Para que a sua função seja cumprida de forma plena, a ONU se baseia em alguns princípios básicos, sendo os mais importantes deles o princípio da igualidade soberana de todos os seus membros, da igualdade entre os povos e do cumprimento da justiça e da lei internacionais. Levando isso em consideração, esse organismo internacional atua na mediação de conflitos étnicos e territoriais internacionais e em questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental em escala global e nacional. Essas questões abrangem assuntos mais específicos, como:

sustentabilidade e desenvolvimento sustentável;

aquecimento global e mudanças climáticas;

garantia ampla dos direitos humanos;

ajuda humanitária para nações em conflito e atingidas por desastres naturais;

cumprimento das leis internacionais;

erradicação da pobreza;

cuidados para com a população de refugiados.

Estas são apenas algumas das áreas em que a ONU trabalha visando à conquista de um mundo mais pacífico e seguro para todos os povos, sem distinção.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.