Conheça o ciclista de Goiás que já pedalou mais de 1600 km

O goiano natural de Rio Verde, realizou o sonho de infância de se tornar cicloviajante

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Capa do site 2 1 1
Foto: Arquivo Pessoal

Imagine só viajar 2,5 mil km de bicicleta do Brasil até o Uruguai! Esse desafio não ficou apenas na imaginação de Elizeu Alves, de 38 anos, que é natural de Rio Verde, no interior de Goiás. O goiano, que já percorreu seis estados brasileiros apenas pelando, agora encara um novo desafio sob rodas: realizar o sonho de viajar até Chuy, no Uruguai.

Desde 2021, o ciclista já passou por cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Aproveitando cada ponto turístico das cidades por onde passa, todos os registros são compartilhados em suas redes sociais. 

“Eu gosto de fazer cicloturismo por conta do impacto que você tem com as paisagens, por exemplo, o litoral de São Paulo é muito bonito, e agora eu decidi vir para o Uruguai por conta do litoral da região Sul. Isso é incrível”, contou Elizeu, em entrevista ao G1 Goiás.

Foto: Arquivo Pessoal

De Goiás ao Uruguai
Pedalando entre 8 a 10 horas por dia, o ciclista não se prende a viagens rápidas, conta que evita pedalar durante a noite nas rodovias e procura aproveitar o máximo de cada uma das cidades em que passa.

“Por onde eu passo, eu gosto de aproveitar a cidade, a comida e conhecer novas culturas e pessoas. Gosto de apreciar cada lugar ao máximo”, afirmou.

Pedalando desde o dia 2 de janeiro rumo a Chuy, no Uruguai, Elizeu pretende chegar a seu destino no dia 24 deste mês.

Apesar do desafio parecer um tanto quanto ousado, o cicloviajante não parece satisfeito e pretende realizar viagens ainda mais longas! “Já passei por muitos lugares e não vou parar, depois dessa viagem ao Uruguai pretendo ir para outros lugares e realizar novos sonhos. Não parar é o que nos leva onde de fato queremos”.

Foto: Acervo Pessoal

Preparação
Uma coisa é certa, essa história inspiradora não caiu do céu, Elizeu conta que desde muito novo sempre foi apaixonado por bicicleta, quando pedalava entre as cidades vizinhas de Rio Verde.

Para bancar o sonho, o (até então) futuro cicloviajante, montou uma barbearia com o intuito de gerar renda para suas viagens. Não deu outra! Pela falta de patrocinadores, a barbearia seguiu como um sucesso, levando Elizeu para diversas partes do país (e do mundo). Ele só tinha uma navalha, uma bicicleta e um sonho!

Reforçando os cuidados com a saúde, o barbeiro sempre treina para poder realizar o cicloturismo e tenta manter uma alimentação saudável e balanceada.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.