Maior deserto do mundo fica na América do Sul e ele é maravilhoso

No Atacama a amplitude térmica pode chegar a 40ºC no mesmo dia

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
070073176b9594d769a8604ab49e8501

O Deserto do Atacama é uma das viagens mais desejadas por quem gosta de aventura e quer ver belezas naturais. Muitos viajantes podem ficar receosos em fazer o roteiro, seja por companhia ou pelas supostas dificuldades do local.

O Atacama, localizado da região norte do Chile até a fronteira com o Peru, tem  cerca de 1 000 km de extensão e é considerado o deserto mais alto do mundo. 

Para sermos justos, o coração do deserto é no Chile, mas sua área alcança o território argentino, boliviano e até peruano. Apesar do tamanho, é mesmo a porção chilena a mais turística. Isso porque é lá onde fica uma das únicas entradas para a região: San Pedro de Atacama, no norte do país.

Isso acontece porque apesar das belezas, deserto é deserto, a amplitude térmica pode chegar a 40ºC no mesmo dia. Esse fator dificultou muito o desenvolvimento de cidades e povoados nas proximidades.

O local tem lugares  muito diferenciados. De um lado, paisagem completamente seca, clima árido. Do outro, uma vista com bastante vegetação, devido ao lençol freático e ao vulcão que fica bem atrás. Já o Vale da Lua surpreende pelos cristais de sal que estão em toda a parte. 

Um dos cartões postais do Deserto do Atacama é uma lagoa que fica repleta de flamingos, cujas águas têm de 3 a 4 vezes mais sal do que o mar, algo que não impede a habitação desses animais. É um ecossistema que merece ser visitado, 

Também é possível tirar fotos no Trópico de Capricórnio e visitar a Laguna Cejar, onde dá para flutuar sem qualquer esforço devido à quantidade de sal, que é oito vezes maior que a do Mar Morto.

Outro passeio cuja paisagem faz parte de um roteiro perfeito  é a Ojos del Salar, um pequeno oásis de águas doces e profundas. É uma visita inesquecível, pois parece que você está em um lugar onde caiu um meteorito devido à forma dos buracos da terra.

Como ir para o Deserto do Atacama?

San Pedro de Atacama fica a 1.600km da capital Santiago, o que equivale a pelo menos 18h de viagem. Por isso, a maior parte das pessoas prefere fazer o trajeto de avião. De São Paulo e Rio de Janeiro, a viagem é direta. Já de outras capitais do Brasil, você fará uma escala nos aeroportos paulistas e cariocas. Atualmente (outubro/2018), o trajeto é feito pela LATAM, Gol e Avianca (SP), e apenas pela LATAM no Rio.

Chegando em Santiago, sua próxima parada é Calama, a 100km de San Pedro de Atacama. Hoje em dia, como a LAN, uma das principais companhias chilenas associadas à LATAM, é possível comprar o trajeto todo de um único localizador. De qualquer forma, a Sky Airline segue como outra opção. Finalmente lá, a última hora e meia é feito por terra.

 

Leia também: 

7 lugares únicos para quem deseja se hospedar em locais charmosos, históricos e que vão bombar nas fotos do Instagram