Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebe nota máxima em classificação nacional

Entes federados precisam ter classificação A ou B, de uma escala que vai até D, para receber garantias da União em novos empréstimos

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Aparecida de Goiânia obteve nota máxima “A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). (Imagem: Prefeitura de Aparecida)
Aparecida de Goiânia obteve nota máxima “A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). (Imagem: Prefeitura de Aparecida)

A Prefeitura de Aparecida Goiânia recebeu nota máxima “A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda do Governo Federal, quanto à capacidade de pagamento. A análise apura a capacidade fiscal de estados e municípios. Entes federados precisam ter classificação A ou B, de uma escala que vai até D, para receber garantias da União em novos empréstimos.

De acordo com o painel, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem nota “A” para Endividamento (21,40%), Poupança Corrente (93,91%) e Liquidez Relativa (9,22%). São índices que contribuem para a liberação de recursos e que possibilitam a administração municipal fazer mais investimentos e garantir a melhoria da qualidade de vida para a população.

“Isso é o resultado de uma gestão fiscal equilibrada e planejada. Estamos mantendo a política de gestão implementada pelo ex-prefeito Maguito Vilela e continuada por Gustavo Mendanha. O município está com as contas em dia, com excelente classificação para financiar mais obras de asfalto, Cmeis, parques e tantos outras melhorias”, avalia o prefeito Vilmar Mariano (MDB).

De acordo com o secretário da Fazenda, Einstein Paniago município tem condições de cumprir com o pagamento das contas. “Adotamos uma política mais expansionista no segundo semestre de 2023 e aceleração dos investimentos públicos alavancaram em Aparecida a retomada econômica e fiscal”, explica.

Entre 2011 e 2021, a cidade esteve com nota “A” ininterruptamente. Em 2022, ficou com nota B – classificação que também possibilita adquirir empréstimos internacionais com garantia da União, após mudança de metodologia e agora volta a ter nota A os dados de 2023.

A Prefeitura de Aparecida já adquiriu dois empréstimos internacionais com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), sendo que o segundo está sendo executado, e um outro projeto de empréstimo com o BRICS está em tramitação.

Qualidade contábil

O prefeito deve participar, no dia 17 de junho, em Brasília, da entrega do Prêmio “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”. A premiação visa reconhecer e premiar Estados, municípios e os profissionais responsáveis pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Tesouro Nacional.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.