Ilha do Bananal: conheça todos os encantos da maior ilha fluvial do mundo que fica no Tocantins

Ela é a maior ilha genuinamente fluvial do mundo e tem o nome de Ilha do Bananal em razão da existência de extensos bananais

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
b80b786feb5c210b8cd5b60fc617d4e5

A Ilha do Bananal,  que  está localizada no Tocantins, fica há 800 km de Goiânia, capital de Goiás, e a  216 Km de Palmas, capital do Tocantins, é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil.  Está subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Bananal está na divisa de Tocantins com os estados do Mato Grosso (no rio Araguaia) e de Goiás (na porção sul do rio Javaés). Na foz do rio Javaés, localizada no extremo norte da ilha, está a tríplice divisa entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará.

fd332791e5161b883eab849e182d1df7.jpg 

Ela é a maior ilha genuinamente fluvial do mundo e tem o  nome de Ilha do Bananal em razão da existência de extensos bananais. É uma atração perfeita para os viajantes que amam o contato com natureza pura e preservada. A Ilha do Bananal  tem cerca de vinte mil quilômetros quadrados de área (1 916 225 hectares). O local é uma  reserva ambiental brasileira desde 1959 e é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993.A região é  também uma das zonas úmidas de importância internacional, classificadas pela Convenção de Ramsar.

11de4744d0d7b51d090dd125fe5bc9ba.jpg

 

 

Parte da ilha é ocupada pela Terra Indígena Parque do Araguaia. Deste modo, toda a Ilha do Bananal é considerada pela constituição federal como terra da união, sendo o maior complexo de reservas existente no estado do Tocantins. Os povos indígenas que vivem na Ilha do Bananal, são: os Carajás, os Javaés, os Tapirapés, os Tuxás e os Avá-Canoeiros (mais conhecidos na região pelo apelido de Cara-Preta). 

 

A maior ilha fluvial do mundo, fica em grande parte do ano submersa, ressurgindo exuberante a cada período de seca e trazendo, praticamente intocada, uma riquíssima biodiversidade – resultado do encontro entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, que é cientificamente chamado de ecotono.  Por ser um local privilegiado com diversas belezas naturais e ainda alguns tesouros históricos, a ilha pode oferecer tanto aventura quanto sossego com muitas opções de atividades e atrativos que irão agradar até o viajante mais experiente. Um dos grandes atrativos para turistas de todo Brasil é a emoção da pesca esportiva, podendo-se fisgar grandes exemplares de pirararas, pirarucus, surubins, caranhas, entre outros.

As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o rio Araguaia e o rio Caracol.

 

O que fazer conhecer na Ilha do Bananal

1. Praias fluviais: A maioria das mais belas praias da Ilha do Bananal estão situadas em Caseara, que se formam ao longo dos rios Caiapó, Coco e Araguaia, sendo as principais dela as praias Travessão, Paredão, do Sol, do Avião e do Gado. Outra famosa praia é também a que deu nome ao município Lagoa da Confusão, uma das poucas que não fica nos rios Araguaia ou Tocantins.

2. Observação de aves: Essa atividade é muito popular na ilha, principalmente na cidade de Formoso do Araguaia, o maior município da região, por abrigar uma abundância das mais variadas espécies de pássaros. Como a Ilha do Bananal abrange três diferentes biomas (cerrado, floresta amazônica e pantanal), sua avifauna é muito diversificada, onde pode-se observar harpias, araras-azuis, emas e codornas, entre muitos outros.

3. Pesca esportiva: Essa é uma atividade extremamente popular da Ilha do Bananal devido à grande variedade e quantidade de peixes que habitam o rio Araguaia. Pode ser praticada tanto no Parque Estadual do Cantão ou na lagoa da cidade de Lagoa da Confusão.

4. Projeto Quelônio: Projeto de grande destaque do município de Lagoa da Confusão, tem como seu objetivo proteger e preservar os filhotes das tartarugas-da-Amazônia, que desovam nas praias da região. Os visitantes podem observar esses incríveis animais e aprender um pouco mais sobre eles e sobre a história da ilha

5. Parque Estadual do Cantão: Com uma área de aproximadamente 90 mil hectares, abrangendo os municípios de Caseara e Pium, esse parque é considerado um santuário ecológico de vida silvestre situado no entorno da Ilha do Bananal que contém mais de mil lagos e florestas inundáveis, típicos dos igapós amazônicos, que permitem trilhas e expedições em canoas ou caiaques para que todos seus visitantes possam observar a riqueza local de suas diversas espécies.

6. Parque Nacional do Araguaia: Abrangendo parte dos municípios de Pium e de Lagoa da Confusão, essa importante unidade de conservação, ao norte da Ilha de Bananal, divide sua área com aldeias indígenas e abriga inúmeras espécies de vegetação e de animais, muitos, inclusive, ameaçados de extinção. Em meio à mata nativa, o visitante poderá admirar toda essa biodiversidade, como ainda praticar pesca esportiva e algumas atividades radicais, como rafting e arvorismo.

7. Trilhas: Existem várias opções de trilhas ecológicas na ilha que podem ser feitas tanto a pé quanto a cavalo, algumas sendo feitas em parte através de barcos também, passando por pântanos, lagos, morros e muita vegetação nativa. Uma das opções mais populares de trilha entre os viajantes é o trekking fotográfico, onde se vê algumas das paisagens mais deslumbrantes.
Pacotes na Ilha do Ban
anal

 

Confira mais detalhes sobre este paraíso ecológico neste vídeo