Cantão: um parque de natureza selvagem e paisagens fantásticas no coração do Brasil

A porta de entrada para o Cantão é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital do Tocantins; 826.88 km de Goiânia, capital de Goiás e 953 km de Brasília. Após chegar em Caseara o caminho tem que ser de barco.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
7b34d633b6b0ba8b900f5af3d7ee546f

No estado do Tocantins, bem no coração do Brasil, fica o Parque Estadual do Cantão. Criado em 1998 pelo então Governador José Wilson Siqueira Campos, o parque é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil. São  90 mil hectares, entre os municípios de Caseara e Pium, no centro-oeste do Tocantins, às margens dos rios Araguaia e Coco.

A porta de entrada para o Cantão é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital do Tocantins;  826.88 km de Goiânia, capital de Goiás e 953 km de Brasília. Após chegar em Caseara o caminho tem que ser de barco.

No Cantão o rio Araguaia se encontra com os rios Coco e Javaés, formando um lindíssimo delta, localizado na transição, que é cientificamente chamada de ecótono,  dos 2 mais importantes biomas brasileiros: Cerrado e Floresta Amazônica.

O Parque Estadual do Cantão protege o ecossistema do Cantão, nome dado ao delta que forma o rio Javaés, ou braço menor do rio Araguaia, onde desemboca no braço maior após ter formado a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Quase toda a área do parque é inundada pelas cheias anuais do sistema Araguaia-Javaés. Por ser o delta do Javaés, são principalmente as águas deste rio, mais negras e distróficas do que as do braço maior do Araguaia, que fluem sobre o Cantão. Por isso suas florestas inundáveis e seus lagos são típicos dos igapós amazônicos. É uma região de elevado interesse científico, tecnológico, econômico e social.

9cbb1c8c4fe8f21c1cb222ed6be698c1.jpg 

Na  época das cheias dos rios, que vai de dezembro a março,  as águas extrapolam as fronteiras físicas dos mais de 830 lagos e lagoas que fazem parte do Parque Estadual do Cantão, formando um conjunto único, que funciona como berçário natural para centenas de espécies de peixes, répteis e anfíbios. Neste período  é uma excelente época para quem quer observar as várias espécies de pássaros que vivem por ali.

Durante o período da seca, os quilômetros e mais quilômetros de praias do rio Araguaia surgem como oásis prontos a serem explorados e vividos em uma aventura em pleno coração do Brasil. 

O Parque Estadual do Cantão abriga espécies de animais como a onça-pintada, a ariranha, o pirarucu e o boto do Araguaia, uma das cinco espécies do gênero que também inclui o boto cor-de-rosa, da Amazônia.

No documentário abaixo você pode conferir mais detalhes.