Descobrimos que o a arte de cortar queijos influencia diretamente no seu sabor

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Queijo na mesa com salada
A arte de cortar queijos está diretamente ligada ao sabor apresentado

Na rica tradição gastronômica da Europa, a arte de cortar queijos influencia diretamente o sabor e a experiência de degustação. Cada queijo, com sua forma e textura únicas, requer uma técnica de corte específica para realçar suas qualidades. Para saber mais sobre a tradição de queijos, confira Fromages de France.

Queijos como Camembert e Brie, de formato redondo e plano, devem ser cortados em fatias triangulares, partindo do centro. Já os queijos redondos maiores, como alguns tipos de Brie, podem ser cortados em fatias longas ou em porções perpendiculares à borda. Visite Guia do Queijeiro para dicas de corte.

Para queijos em forma de pirâmide ou cilindro, como o Emmental, o ideal é fatiar em porções finas e alongadas. Queijos em quartos, como o Bleu d’Auvergne, devem ser espalhados a partir da parte mais fina do centro. Mais informações sobre esses queijos podem ser encontradas em Queijos do Mundo.

O uso de utensílios apropriados é crucial. Há facas específicas para queijos de massa mole, massa prensada e cozida, massa prensada e não cozida, e queijos azuis, cada uma desenhada para maximizar a experiência de degustação. Para adquirir facas especializadas, acesse Loja do Queijo.

Convidamos os amantes da culinária a explorar a diversidade dos autênticos queijos franceses. Com as técnicas e ferramentas certas, cada pedaço de queijo oferece uma viagem sensorial única.