Arquipélago do Tropeço: terceiro maior arquipélago fluvial do mundo é um paraíso ecológico do cerrado

Arquipélago do Tropeço fica em Peixe no Tocantins e está a 617 km de Goiânia

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
5d4f4190fada5a1b2f3d2720769b5568

 Na cidade de Peixe, localizada a 310 km de Palmas, capital do Tocantins; 617 km de Goiânia, capital de Goiás; e a 578.7 km de Brasília está o fantástico  arquipélago do Tropeço, que é  o 3° maior arquipélago fluvial do mundo. São formado por 366 ilhas, no Rio Tocantins, que formam um um paraíso. É um atrativo natural capaz de surpreender quem gosta de contemplar as belezas formadas pela mistura de águas, árvores e pássaros.

O Arquipélago é ponto ideal para todos os estilos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros ou amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o prazer do turista. As águas são multicolores. Ora verdes, ora azuis e prateadas, depende do horário, da luz e do reflexo que nelas se revela. O céu, a mata, as nuvens, animais silvestres e pássaros: tudo se transfigura no Arquipélago do Tropeço e faz da paisagem uma pintura única, inesquecível.

As ilhas que formam o arquipélago têm sido visitadas por até 50 mil pessoas ao ano, segundo informações de moradores da região. O acesso é feito por barco, a partir do Porto de Peixe ou do píer da ecopraia da Tartaruga, que está localizada na cidade de Peixe,  pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km (caso saia do Porto) e 10 km (caso saia do píer). 

O arquipélago é o reduto da pesca esportiva e enche os olhos de quem vai conferir a beleza exótica e exuberante das ilhas de todos os tipos, cada uma com sua característica. Além disso, centenas de espécies de pássaros e plantas representam o melhor da fauna e da flora.